PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIENCIAS PEDEM APOIO AO GOVERNO DO DISTRITO DE BARUE – MANICA

0

Cerca de 25 de deficiências, residentes na autarquia de Catandica, sede do distrito pessoas portadoras de Barue, na província de Manica, convidaram o Director Distrital de  Servico de  Saude  Mulher e Acção Social, no dia 9 de Abril deste ano para apresentar as suas preocupações.

O Representante deste grupo, Ernesto Marizane, disse que o seu grupo achou melhor  convidar pela primeira vez  o Director Distrital de Saude, Armando Castigo, para apresentar e conhecerem-se. Ernesto Marizane disse que este grupo quer um terreno para construir uma casa de prestação de serviços tais como de sapateria, latuaria, carpinteria entre outros, para o bem estar destes.

A falta de cadeiras de 3 rodas, moletas,  fundo para funcionamento fazem parte das preocupações apresentadas neste encontro. Marizane, acrescentou que este grupo já fez 10 000 tijolos queimados e os membros estão unidos e prontos para trabalhar se tiverem apoio neste projecto.

Os membros  pediram tambem para  que os negociantes portadores de deficiência  sejam despensados no pagamento de taxas exigidas nos mercados e feiras. Ainda pediram para  serem capacitados na area de HIV/SIDA e terem prioridade nas bichas principalmente nos sectores publicos, na saude  e nos transportes.

Em resposta,  Armando Castigo, disse  que a comunidade em geral deve sentir e dar prioridade aos nossos irmãos como está sendo feito na cidade capaital do pais.

Armando Castigo, agradeceu o gesto do grupo pela  inciativa de criação de projectos de geração de rendimento, como forma de reduzir  a pobreza absoluta.

Finalmente, o dirigente, deixou recomendações para este grupo, continuar unido e oficializar a sua  associação. Castigo  disse ainda que, vai levar todas preocupações  ao Governo Distrital e prometou dar resposta , o mais cedo possivel.

Share.

Leave A Reply