Save The Children capacita, desde hoje, em Tambara, 34 professores em Literacy Boost, um conjunto de novas metodologias de ensino de leitura e escrita para classes iniciais.

0

Trata-se de directores e respectivos adjuntos pedagógicos das 16 escolas deste distrito que já veem recebendo diversos apoios da Save The Children e de dois técnicos do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia (SDEJT), que, reunidos no centro de Recursos José Craveirinha – Tambara, irão discutir com vigor o assunto, durante 4 dias.

É que, segundo explicou Fernando Meque Guta, substituto do director do SDEJT, apesar das vária metodologias até aqui aplicadas, várias são as crianças que pouco ou quase nada aprendem de leitura e escrita sobretudo nas 3 primeiras classes do ensino primário.

A leitura e a escrita constituem uma parte dos problemas mais sérios do sector de Educação. Esta questão está a deixar preocupados todos os intervenientes do processo de educação que dia-a-dia tentam pesquisar métodos possíveis de abordagens que possam permitir que a criança saia do ensino primário com habilidades de leitura e escrita. Esta é uma das estratégias…” disse Guta no discurso de abertura do seminário.

 

Por outro lado, António Feniasse Bero, gestor do projecto de apoio a criança, um projecto da Save The Children, uma organização não governamental dedicada à criança, disse que a sua Organização está a trabalhar com o Instituto de Formação de Professores de Chibata e a Direcção Provincial de Educação e Cultura de Manica. Feniasse  disse ainda que esta metodologia não é nova. Já foi implementada em outros cantos do país e está a resultar.

A nível de Moçambique já está sendo implementado. As províncias de Gaza e Sofala já o faz e nós também, concretamente no distrito de Manica“, disse Feniasse, tendo esclarecido que “Literacy boost é um conjunto de estratégias de ensino que permitem que quando a criança não entende a partir de uma possa entender a partir de uma outra metodologia.

2014-07-15 10.58.29

Mais sobre litracy boost em: ( http://www.savethechildren.org/site/c.8rKLIXMGIpI4E/b.7084483/k.8F5A/Literacy_Boost.htm )

Share.

Leave A Reply