Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) em Tambara, forma, desde ontem 14 de Junho, 22 Educadores Cívicos.

0

A formação tem a duração de 3 dias e tem lugar na Escola Secundária Eduardo Mondlane de Tambara.

Zeferino António Faqueiro, Director distrital do STAE em Tambara, disse em reportagem ao nosso jornal que este faz parte do leque de actividades que o sector desenvolve em preparação para o dia 15 de Outubro do presente ano, dia que se espera que todos os moçambicanos expressem o seu direito de eleger os seus dirigentes. “Estamos a formar educadores cívicos. Estes irão trabalhar nas comunidades, sensibilizando aos eleitores para que afluam em massa no dia 15 de Outubro. São eles que vão informar, capacitar e treinar aos eleitores de tal maneira que cheguem à assembleia de voto com conhecimentos claros de como o processo decorre, que conduta seguir e como votar“, disse Faqueiro, tendo acrescentado que esta equipa entra já em campo de trabalho no dia 19 de Julho e que cada um será alocado segundo a sua zona de origem, numa campanha de sensibilização que irá se estender até 28 de Agosto.

2014-07-15 10.33.46

Num outro desenvolvimento, Faqueiro disse haver inovações no processo. O facto é que, diferentemente dos anteriores pleitos eleitorais, desta vez, já no dia 17, há espaço para capacitação dos líderes comunitários, de tal maneira que estes facilitem e ou sirvam de elo de ligação entre as populações e os educadores cívicos.

Share.

Leave A Reply