Médicos Tradicionais lançam apelos extensivos a outros no anonimato

0

Pantão Amade, responsável de médicos tradicionais da província de Nampula esta ao longo deste final de semana em Nacala porto e se reune com acima de 40 médicos tradicionais metade dos quais, do género feminino para expor insígnias a novos membros e apela-los o como é que a Ametramo tem que colaborar com o sector de saúde.

Pantão Amade, foi claro ao reportar aos presentes e ao apela-los para que se passe a palavra pois, cada um dos membros da Ametramo tem suas limitações a exemplificar, na transfusão de sangue, do soro, operações cirúrgicas e obtenção de algum material esterilizado para o uso diante de seus pacientes. Este responsável diz que hoje em dia há forte simbiose entre o sector happy wheels de saúde para com cada um dos pacientes e podem ser administrados em simultâneo. A demais, algumas parteiras tradicionais são aconselhadas a encaminharem as mães grávidas aos centros hospitalares para depois de terem partos institucionais, obterem cartão de bebé, com inúmeras assistências tais como de peso, de possíveis infecções e vacinas de rotina.

Não se sabe quantos médicos tradicionais existem em Nacala Porto e muito menos na província pois, este responsável máximo diz que está em projectos daquela associação, ir ao encontro de outros médicos tradicionais que exercem suas actividades quer na clandestinidade, quer no anonimato ou também, distantes de comunidades numerosas e próximo de terras férteis em raízes e tubérculos medicinais ou grutas sagradas!

 

Chissale

Share.

Leave A Reply