Facebook desabilitará aplicativos que enganam usuários

0

O Facebook está remover do seu site aplicativos que aparentemente só tem o objectivo de conduzir os usuários a sites de propaganda.

Alguns deles são vendidos como aplicativos espiões, que permitem que o usuário saiba quem visitou seu perfil recentemente.

Um porta-voz do Facebook alertou os usuários, esclarecendo que na verdade os aplicativos não têm como ter essa informação, e que costuma ter apenas o intuito de redireccionar o usuário para propagandas. “Não acredite em nenhum aplicativo que diz que pode mostrar a você quem está visualizando seu perfil ou fotos. Eles não podem”, frisou ele em um comunicado.

“O intuito das aplicações é atrair os usuários e fazer com que as pessoas o instalem. Depois que um grande número de pessoas tiver feito a instalação, é possível que passem a ser mostradas propagandas, a partir das quais os inventores dos aplicativos obtém renda”, explicou Richard Allan, líder das operações do Facebook na Europa, em entrevista à BBC.

Além das propagandas, um dos problemas dos aplicativos espiões é que alguns deles tem redireccionado os usuários para sites maliciosos. Questionado sobre uma possível mudança nas políticas do Facebook, Mark Zuckerberg, fundador da rede social, não gostou da idéia, e disse que ocasionalmente haverá jogos e aplicativos que não serão do gosto de todos.

Até que a situação seja resolvida, o expert em segurança Rik Ferguson dá dicas aos usuários da rede social: “Por enquanto, não cliquem nos links, eles irão desaparecer à medida que o Facebook remover os aplicativos problemáticos. Lembrem-se de que não existe nenhuma funcionalidade oficial no Facebook que permita que você saiba quem visitou seu perfil”, garante ele, em entrevista ao site Net Guide.(x)

Share.

Leave A Reply