ONDA DE DESINFORMACAO SOBRE A COLERA EM MOSSURIL

0

Calisto Constantino

Líderes Comunitários pedem intervenção do governo

Depois da Sede da Localidade de Namitatar, onde foi barbaramente assassinado um guarda da Escola Primaria Completa Local, semana antepassada, de nome Hilário Momade Cavala, acusado de distribuir a cólera na região, desta vez, os desenformadores, escalaram o bairro de Samora Machel, tendo dispersado a população, alegadamente, através do Secretario da zona, havia chegado um suposto quite do vibrião.

Entretanto, segundo contou um dos líderes comunitários daquela localidade, no encontro havido na tarde da passada quarta-feira, no Centro de Saúde de Namitatar, com a Administradora do distrito, um grupo de autoridade comunitária investigou o boato e constatou que tratava-se de pessoas desenformadores, em número de três, tendo sido esclarecido o mau entendido na hora e a população voltou as suas residências.

Por seu turno, o Secretario de Namitatar sede, disse estar a receber ameaças diárias, segundo as quais, a próxima pessoa que morrer de diarreias, será enterrada no seu quarto, facto que não lhe poupou palavras de pedir intervenção imediata do governo distrital, nesta alarmante situação.
Em resposta, a governante de Mossuril, Nerina Bustani, apelou a vigilância de todos, aos que semeiam boatos na comunidade, para além de orientar uma curta palestra de educação sanitária, sobre as medidas a tomar, para não apanhar as consideradas doenças de origem hídrica.

Em Namitatar, Distrito de Mossuril, em Nampula, de Fevereiro a Março deste ano, as diarreias já mataram 13 pessoas, mas actualmente a situação voltou a normalidade, de acordo tranquilizou as autoridades de Saude local.

Share.

Leave A Reply