QUEIMADAS DESCONTROLADAS: Mogincual perdeu 20 mil cajueiros em 2013

0

Calisto Constantino

Pelo menos 20 mil cajueiros foram devorados pelas chamas de fogo em 2013, no distrito de Mogincual, Província de Nampula, em consequência das queimadas descontroladas protagonizadas por indivíduos ate aqui desconhecidos.

Sem revelar a área devastada, o Secretario Permanente daquele distrito, mostrou-se preocupado com as florestas que anualmente são queimadas, porque segundo ele, para alem de destruir a flora e a fauna, a pratica afecta negativamente no sector agrário, dai que, houve necessidade de abrir um espaço de sensibilização das comunidades, com vista a desencorajar a repetição do fenómeno.

Na campanha de produção da castanha de caju do ano passado, o Distrito de Mogincual, havia projectado produzir e comercializar cerca de 1.800 mil kg, mas conseguiu apenas 1.507 kg, numa redução de 0.2 por cento, ao comparado com igual período anterior.

Ainda em Mogincual, o governo distrital tinha planificado comercializar ate Dezembro do mesmo ano, 67.367 toneladas de produtos diversos, tendo conseguido 66.463 toneladas, num cumprimento de 98.6 por cento.

Em relação, a situação cíclica de queimadas descontroladas, as autoridades Administrativas daquele distrito, apelam as comunidades, para que pautem pela vigilância, de modo a facilitar a neutralização dos infractores.

Share.

Leave A Reply