Resultado preliminar das cheias em Homoine

0

Em Homoine- Inhambane

Resultados preliminares dos estragos da chuva em Homoine

Desde o passado dia 10 de Janeiro de 2013, o Distrito de Homoine esta sendo assolado por chuvas intensas que estão criando danos a todas Localidades do Distrito de Homoine principalmente na sua zona sul.

Em consequência das chuvas houve transbordo de agua no rio Nhanombe que afectou algumas machambas nas localidades de Chinjinguirre, Golo, Inhamussua, Mubecua e Manhica todas elas a sul de Homoine.

Estragos nas machambas

As enxurradas destruíram pouco mais de 330 hectares de culturas de arroz, milho, amendoim, feijão nhemba, bananeiras, hortícolas diversas, rama de batata-doce das variedades locais e de polpa alaranjada.

Animais afectados

Cerca de 21 cabeças de gado bovino, 2 asininos, 4 suínos são dados preliminares contabilizados ate na tarde do dia 16 de de Janeiro corrente animais mortos por afogamento que na sua maioria encontravam-se pastados nos arredores de algumas baixas assoladas pelas cheias.

Infra estruturas afectadas

Foram 19 casas inundadas, das quais 3 casas de construção precária destruídas completamente, pontes metálicas de Chinjinguirre e Mubalo submersas, corte da Estrada Homoine-Dambo a entrada da ponte na zona de Covane em ambos lados o que deixou a via intransitável, destruição completa das pontecas sobre o rio Nhanombe que comunica a localidade de Inhamussua em Homoine e Bembe –Mawewe no município de Maxixe, ponteca Marrumecane-Manhaussane, uma motobomba que irrigava as machambas dos camponeses e agricultores locais ficou submersa em Inhamussua.

Entretanto algumas casas residenciais a beira do rio Nhanombe em quantidades ainda não especificadas ficaram sem chapas de zinco.

Na vila de Homoine houve desabamento parcial dos muros de vedação da Escola Secundaria “25 de Setembro” e de mais seis outras residências de particulares incluindo respectivos passeios.

Isolamento de vias de acesso

A sede da localidade de Mubecua e o Distrito de Homoine e entre a localidade e os povoados de Cunguanhane, Marrange 1 e 2, ficaram isoladas devido a corte e pontes submersos.

O povoado de Gulane e a sede da localidade de Chinjinguirre também ficaram isoladas devido a baixa de Chinjinguirre e a sua ponte que ficaram submersas.

Erosão na Vila

Enquanto fora da Vila houveram cheias, o fenómeno foi diferente da vila onde as ruas desta pequena vila tiveram o fenómeno de erosão.

Houve desgaste e transporte de solos das zonas altas da vila para as zonas baixas, concretamente para o interior da vila sede que ficaram soterradas as valas de drenagem e aquedutos dificultando assim o escoamento das aguas pluviais, situação que causou concentração de agua nas casas situadas a jusante e surgimento das crateras e corte em quase todas estradas e nas zonas per-urbanas da vila.

A toma de agua ficou alagada e soterrada de aguas pluviais que escorem a volta da nascente, não podendo neste momento fazer-se a bombagem para abastecer a vila sede situação agravada pelo corte de tubagem de adução do troço aproximadamente 30 metros, na zona de Hospital.

Houve de igual modo destruição da vala de drenagem atrás da residência oficial num cumprimento de cerca de 100 metros.

Medidas tomadas

Como forma de precaver para que o pior não aconteça, o governo do Distrito  retirou as populações do povoado de Gulane que já se encontrava inundada para sede da localidade de Chinjinguirre local considerado seguro numa primeira fase.

Foram 83 pessoas das quais 51 crianças e 32 adultos que correspondem a 19 famílias.

Neste momento estas famílias ainda se encontram acampadas em Chinjinguirre.

Alunos fora das salas

A nossa reportagem soube ainda esta tarde através da Secretaria Permanente do Distrito Ana Adriano que a EPC de Mubecua ainda não abriu as portas das salas de aulas devido ao facto de muitos alunos e professores encontrarem – se isoladas daquela escola devido ao desabamento de pontecas e ou pontes submersas.

Por outro lado a SP de Homoine diz a equipa de técnicos de diversos sectores continua no terreno a fazer levantamento dos estragos dai que os dados que o Governo tem são ainda preliminares para alem de não se saber o que poderá acontecer nos próximos dias uma vez os serviços meteorológicos continuarem informar a possibilidade de chuvas nos próximos dias.

Entretanto em sintonia com a rádio comunitária de Homoine e outras estruturas esta a comunidade local para se informar sobre os acontecimentos dos próximos dias.

Por: Berlaves Alexandre, RC Homoine, 21/01/2013

Share.

Leave A Reply