Sobre o acesso ao emprego

0

No início do mês de Fevereiro, recebemos uma chamada do Sr. Jacinto Namaita, residente no Distrito de Monapo, província de Nampula. Ele apresentou-nos uma preocupação que estava relacionada com o facto de ter sido admitido a uma vaga de técnico administrativo no Distrito de Monapo, porém apesar do seu nome constar no Boletim da República ainda não havia sido chamado. Sr. Namaita relatava que sua preocupação tinha haver com o facto de algumas pessoas estarem a trabalhar, alegadamente no seu lugar.

Aconselhamos ao Sr. Namaita a enviar-nos o BR onde constava a informação sobre a sua admissão à aquele posto de trabalho, ele enviou e confirmamos. Juntamente com o CMC de Monapo, nas pessoas dos Srs. Avelino Paulino e Araújo Daniel procuramos perceber o que estava a acontecer e, a solução não tardou a chegar.

Ficamos a saber que, a demora no enquadramento dos admitidos estava relacionada com o facto do Distrito não dispor de fundos suficientes para pagar salários das dezoito pessoas apuradas, das quais o Sr. Jacinto Namaita fazia parte. A situação fez com que o Distrito racionalizasse os recursos humanos de que dispunha, nomedamente serventes e auxiliares administrativos, para desempenhar as tarefas dos admitidos enquanto esperava-se pelo orçamento para enquadrar os novos funcionários.

Disponíveis que estão os recursos, segundo soube Avelino Paulino, na Administração de Monapo, o Sr. Jacinto Namaita e as demais pessoas admitidas podem regularizar a sua situação para começarem trabalhar. O distrito fez questão de entregar um anúncio para ser difundido na RC de Monapo.

Lição:

Muitos destes casos acontecem em todo país, e seria nosso papel tentar buscar o esclarecimento e informar à comunidade para evitar equívocos; devemos explicar aos nossos ouvintes, quais são os procedimentos legais para admissão de funcionários no aparelho do estado.

Share.

Leave A Reply