Ministra para a Coordenação e acção Ambiental reúne-se com núcleos de amigos do meio ambiente da universidade pedagógica e da Escola Secundaria de Massinga para auscultar a estes das dificuldades que enfrentam no seu dia-a-dia.

0

Ministra para a Coordenação e acção Ambiental reúne-se com núcleos de amigos do meio ambiente da universidade pedagógica e da Escola Secundaria de Massinga para auscultar a estes das dificuldades que enfrentam no seu dia-a-dia.
A ministra para a Coordenação e acção Ambiental Alcinda Ebreu reuniu-se na passada sexta-feira com os núcleos de amigos do meio ambiente da Universidade Pedagógica Delegação de Massinga e da Escola Secundaria do mesmo Distrito, com intuito de acompanhar o trabalho realizado por estes dois núcleos que trabalham na sensibilização das comunidades para a conservação e preservação do meio ambiente.
Alcinda Ebreu disse na sua intervenção que, a comunidade, é convidada á mudança de comportamento em relação ao meio ambiente e começar a mitigar os efeitos ambientais plantando mais árvores e evitar as queimadas descontroladas e a eliminação do mangal na costa.
Ebreu disse ainda que, a subida do nível das águas do mar motivada pela erosão e a retirada do mangal ao longo da costa, as secas e escassez da chuva são sinais visíveis do perigo que advêm por falta de conservação do meio ambiente e da falta do domínio da ciência e de novas tecnologias. daí que o governo introduziu novos cursos no ensino superior para adaptar se á realidade dessas novas tecnologias.
Alcinda Ebreu ministra para a Coordenação e acção Ambiental falando com os membros dos núcleos de amigos do meio ambiente em Massinga instou a estes a ser cada vez mais proactivos happy wheels na sinsibilização e usar do conhecimento que adquirem na escola como arma potente para a dessiminação de mensagens educativas tendo em conta que o povo Moçambicano vive da machamba, temos que saber falar com o campones de bons modos visto que ele vem trabalhando a terra a longa data e se nós o obrigarmos a mudar de um piscar do olho, certamente que ele vai negar. O que podemos fazer é muda-lo gradualmente, estava citar palavras de Alcinda Ebreu ministra para a coordenação e acção ambiental.
Por sua vez os estudantes amigos do meio ambiente em Massinga apresentaram como dificuldades para a execução das suas actividades, a falta de meios financeiros, materiais, a falta de transporte que possa os facilitar a chegar a lugar mais recondidas do distrito onde o campones faz sua machamba e caça a ratazana queimando descontroladamente a flores. Os membros do Nucleo da Escola Secundaria de Massinga reconheceram que apesar de trabalhar em estreita colaboração com a radio Kusinga, ainda falta muito por fazer visto que mesmo na vila onde a comunidade que se encontra tem uma mentalidade avançada ainda se verifica enumeras violações contra o meio ambiente desde a construção de habitação em lugares improprios, a acumulação de residuos solidos e a distruição de arvores originando erosão que cada minuto tende a acelerar a ameança á Vila Municipal aliando se a falta de drenagem para o escoamento das aguas da chuva.
Por: Antonio Mucale

Share.

Leave A Reply