0

Um total de 11 pessoas perderam a vida no distrito de Morrumbala a sudoeste da provincia da zambezia, de novembro de 2010 á janeiro de 2011 na sequência de ataques por crocodilos no rio chire.

Trata-se na sua maioria de pessoas que vivem nos bairros de reacentamentos das familias vitimas das cheias nos postos administrativo de Megaza e Chire que abandonam os locais alegadamente para a pratica de pesca e agricultura.

Os ataques de crocodilos acontecem  na medida em que as pessoas deslocam-se ao rio para tomanhar banho, buscar agua,e praticar a pesca.

Laston Suaze chefe do posto administrativo de chire que revelou o facto disse o conflito homem-animals é uma realidade naquela região.

Suaze explicou que a situação está preocupar sobremaneira as autoridades locais visto que para além da pesca e agricultura a populaçao socorre-se do rio em tempo de crise alimentar donde colhe tubérculos aquáticos vulgarmente chamados de ´´NHICA´´.

A fonte disse sem avançar dados numericos disse que para além de mortes, muitas pessoas são gravemente feridas pelos crocodilos.

Para inverter o cenário, o chefe do posto administrativo de chire afirmou que lideres comunitarios bem como os membros dos comités locais de gestão de risco de calamidades estão a levar a cabo  campanhas de sensibilização das pessoas para não fixar suas residencias nas zonas próximas do rio chire.

Por: Caetano Alberto (Rádio C.Morrumbala )

Share.

Leave A Reply