Em Vilankulo, Inaugurado o centro de formaçao profissional

0

Em Vilankulo,

Inaugurado o centro de formaçao profissional

O centro ora inaugurado no bairro de Chibuene em Vilankulo, comporta um total de 6 salas de aulas com capacidade de acolher 25 formandos cada , sendo uma de informática apetrexada com mais de 10 computadores, 5 oficinas, um bloco administrativo, onde são ministrados os cursos de pedreiros, canalizadores, ladrilheiros, informatica e cerâmica.

No acto de inauguração , o director do centro garantiu que todos os formandos sairão daquele centro com qualificações de alta qualidade uma vez que os cursos são ministrados com professores qualificados e com todo material necessário.

Ângelo Chirinda disse também que no final do curso previso para Novembro próximo, todos os jovens terão direito de um kit de material, como forma de incuntir no jovem a importância de desenvolver o auto emprego e empreendedorismo.

O administrador de Vilankulo António Madlate apelou os jovens para se organizarem em associações como forma de concorrer aos 7 mil contos, pois este dinheiro foi alocado aos distritos para este tipo de cidadãos empreenderem criando riqueza por suas próprias forças.

“Pela importância dos cursos ministrados neste centro para os nossos jovens, pedimos para que a segunda fase deste projecto introduzir -se o curso de turismo, uma vez que o distrito é potencialmente turístico iria melhorar a qualidade do serviço oferecido aos turistas e visitantes do distrito”, referiu António Madlate.

Por seu turno o director executivo da FDC instituição responsável pala construção do centro, disse ter sido em resposta ao pedido dos residentes de Vilankulo, que anseiavam ver seu filhos instruídos profissionalmente para responder cabalmente os desafios da vida.

Narciso Matos, disse que a FDC (fundação para o desenvolvimento da comunidade)em parceria com a YME(uma organização não governamental Norueguesa) com fundos da NORAD (Agência Norueguesa para o desenvolvimento), construiu o centro para servir de apoio em formação profissional para muitos jovens desempregados.

Nesta primeira fase do projecto de formação profissional frequentam 49 jovens de ambos sexos sendo 15 mulheres assistidos por 15 professores, onde foram investidos mais de 675 mil dólares norte americanos.

Vilankulo, aos 10/10/10
Sónia Alberto

Share.

Leave A Reply