O número de contribuintes em Moçambique subiu 9 vezes mais durante 7 anos.

0

Moçambique subiu de 31 mil contribuintes em 2006 para 2 milhões e 730 mil registados em 2013, tendo crescido em cerca de 9 vezes durante o período de 7 anos.

O dado foi ontem publicado pelo presidente da autoridade tributária de Moçambique, Rosário Fernandes, quando discursava perante multidão no comício popular que marcou o lançamento da campanha da popularização do imposto, cuja cerimónia oficial teve lugar na vila de Namialo.

Na ocasião aquele dirigente disse ser importante que cada vez mais Moçambicanos se registem como contribuintes e paguem os impostos, sem distinção de raça, cor de pele e partidária, idade, nem mesmo região, uma vez que a base tributaria ainda se assenta em cerca de 11 porcento em relação aos cerca de 25 milhões de habitantes que Moçambique tem.

A administradora do Distrito, Rosa Vianeque, que igualmente se dirigiu a multidão na sua maioria funcionários do aparelho do estado, falou das qualidades de Meconta e anunciou a prontidão deste Distrito na contribuição com o imposto através da produção agrícola de varias culturas, a pedra e a castanha de caju que o Distrito dispõe.

Para além de actividades culturais com a participação de músicos locais, nomeadamente 11 balas e fito perigoso e diversos grupos culturais, houve igualmente espaço para o registo de novos contribuintes e a entrega de 5 NUITS a cidadãos que se registaram no local.

A autoridade tributária de Moçambique foi criada em 2009, tendo em 2010 feito a sua primeira campanha nacional de educação fiscal lançada pelo então primeiro-ministro, Aires Ali.

Mario Oraibo

Share.

Leave A Reply