EM NAMIALO: Melhora a afluência de cidadãos aos postos de recenseamento eleitoral.

0

Melhora a afluência de cidadãos aos postos de recenseamento no posto administrativo de Namialo, melhora igualmente a habilidade dos digitadores demorando cada vez menos tempo a inscrever um eleitor.

É uma constatação feita pela nossa equipa de reportagem quando no fim do 3º dia, ontem, fez uma ronda por diversos postos de recenseamento da vila de Namialo onde ao contrário dos dois primeiros dias, já se podia contar varias dezenas de cidadãos a procura de se inscrever para obter o direito de eleger.

A nossa equipa de reportagem notou igualmente que a cada dia que passa os digitadores vão adquirindo mais habilidades na tarefa, embora os cidadãos ainda exijam mais e mais rapidez.

Só para ilustrar o grau da evolução do processo, eis o mapa de alguns postos nos primeiros 3 dias:

O posto de recenseamento da Epc de imputo velho subiu de 1 eleitor inscrito no 1º dia para cerca de 50 no 3º dia, o da Epc do bairro Clube subiu de 16 inscrições para 60, enquanto o posto da EPC de Mulapane teve 27 no primeiro, 28 no segundo e 58 no terceiro dia, igualmente o posto da EPC de Namialo – sede evoluiu de 26 eleitores do primeiro dia para cerca de 80 no 3º dia.

Porém, para alem da relativa lentidão e fraca afluência que ainda se registam no processo, o posto de recenseamento de imputo velho igualmente depara-se desde o início com a falta de carimbo, o que pode tornar o processo mais lento ainda naquele posto pois, o facto obriga que os eleitores inscritos num dia recebam os seus cartões carimbados no dia seguinte.

Segundo a supervisora deste posto, o caso já é do conhecimento do STAE Distrital que aconselhou a brigada a se socorrer do carimbo da brigada mais próxima desta, como solução prévia, enquanto se estuda novas soluções.

Mussa Albino

Share.

Leave A Reply