MDM estaciona-se em Gurue na Zambezia

0

Por Caetano Alberto

A comissão distrital de eleições de Gurue divulgou no principio da tarde de ontem (10) dados referentes ao apuramento intermédio da votação de 8 de fevereiro.

O Movimento Democrático de Moçambique (MDM) e o seu candidato a edil de Gurúè foram declarados vencedores das eleições autárquicas. realizadas neste município no último sábado.

Orlando Janeiro António, candidato do MDM, conseguiu um total de 7.860 votos, contra 6.389 do seu único adversário, Jahanguir Hussein Jussub, candidato da Frelimo.

Orlando António sagrou-se vencedor com uma diferença de 1.471 votos

Dados da Comissão Distrital de Eleições indicam que a votação naquele município teve uma taxa de abstenção de 58,78%. Ou seja , dos 36.672 eleitores inscritos, apenas 15.114 foram votar.

Deste universo, 398 eleitores depositaram votos em branco, enquanto 891  votos foram considerados nulos, sendo 469 referentes à eleição do presidente do conselho happy wheels municipal e 422 de eleição dos membros da assembleia municipal.

A repetição das eleições foi observada também por embaixadores da Suécia e da Dinamarca em Moçambique, que no entanto fazem balanço positivo.

Entretanto reagindo a estes resultados Orlando Janeiro, promete muito trabalho.

O abastecimento de água potável aos munícipes, vinte e quatro horas por dia constitui a sua primeira prioridade na governação local, quando tomar posse.

Por seu turno Jahanguir Ussene disse estar pronto para colaborar com seu adversário politico do MDM.

Ussene afirma que o seu objectivo e do partido Frelimo foi sempre de trabalhar para o bem estar dos municipes da autarquia de Gurue, dai que reconhece a derrota e parabenizou o vencedor.

As eleições no Gurúè foram repetidas na sequência da anulação da votação de 20 de Novembro devido a várias irregularidades.

Share.

Leave A Reply