BRIGADISTAS E AGENTES DE EDUCAÇÃO CÍVICA REVOLTADOS COM O STAE DE MECONTA.

0

Atraso de pagamento dos subsídios de formação preocupa Brigadistas e agentes cívicos que irão participar no processo de recenseamento eleitoral no distrito de Meconta, na província de Nampula, a arrancar no próximo dia 15 em todo país.

Alguns brigadistas e agentes cívicos falando com a nossa reportagem, disseram que o STAE em Meconta tinha prometido pagar os subsídios dos visados apos o término da formação o que não aconteceu até neste momento.

Segundo As nossas fontes, o cenário é preocupante na medida em que o secretariado técnico de administração eleitoral não se pronuncia sobre o caso.

 No entanto, quando contactado o administrador eleitoral distrital em Meconta, Luís Mutele, reconhece o facto e diz que o atraso de pagamento dos subsídios é do âmbito provincial e tudo deve – se a indisponibilidade dos valores por parte do SISTAF, mas garante que os valores já estão disponíveis e o processo de pagamento esta sendo feito por zonas.

Na ocasião, Mutele disse que actualmente o processo de pagamento esta decorrendo nas zonas de Murrupula, Lalaua, Ribaue e Malema e posteriormente é que a luz verde chegará em Meconta, mas não avançou datas.

“No concernente a questão de subsídios é uma questão geral, nós procuramos saber através das instâncias hierarquicamente superiores, e a resposta foi de que naquele momento ainda os valores não estavam disponíveis por causa do SISTAF e, recebemos uma nota que dizia isso, e dentro desta semana entramos em contacto com o STAE provincial a resposta foi de que o processo de pagamento de subsídios já tinha arrancado mas esta decorrendo por zonas- Frisou Mutele”.

O caso afecta 128 formandos destes 29 agentes cívicos e 99 brigadistas, totalizando 134.400,00mt em divida com os formandos na razão de 150 meticais por dia para cada formando multiplicados por 7 dias.

Share.

Leave A Reply