NAMPULA ESPERA ULTRAPASSAR A META (19 MIL MANCEBOS).

0

Provincia de Nampula tem como meta inscrever 19 mil jovens no processo de recenseamento militar oficialmente lançado a 06 de Janeiro corrente a escala nacional.

O dado foi tornado publico pelo delegado provincial do centro de recrutamento e mobilizacao de Nampula, Carlos Lima, quando discursava no acto do lançamento oficial da campanha que visa fazer o levantamento do número de jovens na faixa etária dos 18 a 35 anos que Moçambique dispõe, para responderem a eventuais solicitacoes para a defesa da patria(SMO).

Segundo a fonte este numero podera ser superado, a semelhança do ano passado em que a provincia tinha igualmente como meta inscrever 19 mil jovens mas que no fim do processo esta tinha sido ultrapassada em pouco mais de 6 mil inscritos, tendo sido recenseados pouco mais de 25 mil jovens para o Serviço Militar Obrigatorio.

Numa entrevista com concedida a jornalistas depois da cerimonia, Carlos Lima, disse que a ate entao estavam todas as condicoes criadas para que o processo decorresse sem sobressaltos e que as espectativas eram bastante grandes, tendo afirmado inclusive que que nem mesmo a situaçao militar que se vive no pais,  na zona centro em particular, poderá comprometer as metas.

A cerimonia do lancamento oficial do recenseamento militar teve lugar na vila municipal de Monapo e foi presidida pela governadora da Provincia de Nampula, Cidalia Chauque, que na ocasiao apelou aos líderes comunitários e todas forças vivas para o seu envolvimento na mobilização dos jovens no sentido de estes aderirem em maça nos postos de recenseamento, um apelo que igualmente foi extensivo aos pais e encarregados de educacao.

Chauque referiu tambem na ocasiao que o recenseamento militar é um acto de cidadania por parte dos jovens, recordando que este nao significa entrada automatica ao exercito e nem se quer é o fim da vida civil, antes pelo contrario, o recenseamento militar da vantagens aque o adere, uma vez que se torbna um passo importante para o ingresso para o aparelho do estado, ao ensino superior, e mais processos importantes na vida do jovem.

Ana Maria, assim como outros Jovens entrevistados pela nossa reportagem, dizem estar prontos para se recensear, mesmo poque alguns destes ja o tinha feito no local, pensando mesmo nas possiveis vantagens que o acto possa trazer  nas suas vidas no futuro e outros nem por isso.

O Distrito de Monapo(que acolheu a cerimonia do lancamento oficial do processo) ira contribuir para o contigente com 600 jovens, numero dado como meta no processo de recenseamento militar que decorre ate finais do proximo mes de Fevereiro.

Por: Aibo Patel

Share.

Leave A Reply