Proximos passos para o CAICC

0

Caros colegas

Espero que ja tenham lido o ultimo numero do Boletim Informativo do CAICC (Out-Nov 2009). Se nao, podem ver online neste website do CAICC. Nele explicamos alguns dos proximos passos previstos para o CAICC em 2010.

Em Outubro deste ano o CIUEM assinou um acordo com o Mecanismo de Apoio a Sociedade Civil (MASC), visando um projecto que sera implementado atraves do CAICC e dos membros da rede nacional de telecentros, radios comunitarias e CMCs.

O objectivo deste projecto e de apoiar a sociedade civil e os governos locais a nivel dos distritos do pais, contribuindo para reforcar as suas actividades na promocao de debates e acompanhamento da implementacao das politicas do governo e da defesa dos direitos do cidadao.

Para tal, a nossa estrategia principal e de reforcar o uso das novas tecnologias (TIC) para promover a producao e circulacao de informacao util e relevante a nivel local. Assim prevemos reforcar o website do CAICC com uma seccao dirigida especialmente a sociedade civil (que ja esta disponivel); abrir a Linha Verde a recepcao de perguntas e pedidos de ajuda nestas areas; convidar tambem mais contribuicoes a este Diario Online sobre a vida e acontecimentos nas zonas dos autores; etc. Ao mesmo tempo vamos intensificar a formacao local no uso dos instrumentos TIC para poderem comunicar e se exprimir e se informar melhor, e promover alguns concursos para radios comunitarias, workshops alargados e outras iniciativas.

Obviamente o CAICC e o CIUEM nao podem fazer todo sozinhos, pelo que estamos a estabelecer relacoes com algumas organizacoes e conhecedores da materia para darem as suas contribuicoes, quer alimentando a seccao para Sociedade Civil com informacoes e textos, quer apoiando o trabalho do helpdesk e da Linha Verde do CAICC. Ja temos promessas de apoio na solucao dos vossos problemas nas areas de, por exemplo, legalidade, transparencia, informacao sobre a economia, conselhos sobre como actuar para a boa governacao, da Faculdade de Direito da UEM, do Centro de Integridade Publica (CIP), do Instituto de Estudos Sociais e Economicos (IESE) e da Dra Gertrudes Macueve da Faculdade de Ciencias da UEM, especialista na aplicacao de teorias de desenvolvimento e cidadania ao governo electronico. Assim convidamos a todos os assinantes da lista do CAICC, leitores do website, autores do Diario Online e utentes da Linha Verde a fazerem uso destas novas capacidades.

Entretanto, faremos os possiveis para manter o funcionamento do helpdesk, Linha Verde e demais instrumentos do CAICC nas areas actuais de apoio tecnico e conselhos sobre informatica, radio, gestao e outros temas do dia a dia dos membros da rede. Recordo que ja fazem parte do painel de peritos do helpdesk do CAICC o FORCOM, ICS, UTICT e tecnicos e engenheiros do CIUEM.

Desejo bom trabalho a todos, festas felizes e um excelente ano em 2010.

Share.

Leave A Reply