No Distrito de Chicualacuala, serpentes(Cobras), criam inseguranca nas Comunidades da Localidade de Xitanga, Posto Administrativo Ed.Mondlane

0

 Pelo menos  quarto pessoas, de diferentes Comunidades da Localidade de Xitanga, deram entrada na última  Quinta –feira, no Centro de Saúde de Chicualacuala.

Trata-se de pessoas que foram mordidas por cobras em diferentes ambientes e circunstâncias.

Dentre os mordidos, conta –se um rapaz de 13 e  uma senhora, 53 anos de idade, respectivamente, esta última, mordida no braço quando se encontrava na machamba, enquanto o rapaz que responde pelo nome de Paulo Chivambo, da Comunidade de  Maúnge, terá pisado a cobra na caminhada da  noite da última Terça-feira, quando regressava à casa.

 Amândio Mathe, Director do Serviço Distrital de Saúde, numa entrevista à RC de Chicualacuala, disse que o caso de cobras na Localidade de Mahatlane, é frequente, mas é pela primeira vez, que acontece nestes moldes, em que foram mordidas quatro pessoas em pouco tempo.

 A nossa fonte fez saber que muito recentemente uma pessoa, morreu em sua casa, após ter sido mordida por uma cobra naquela Localidade.

Das quatro pessoas mordidas, duas já tiveram alta continuando as restantes internadas, mas encontrando-se fora de perigo.

Instado a comentar sobre o aprovisionamento de stocks de medicamentos para intervenções para casos de mordeduras por serpentes, o Director de Saúde, assegurou que a sua unidade hospitalar está preparada para o efeito.

No entanto, Mathe, reiterou o seu apelo para que  as Comunidades do Distrito de Chicualacuala, mantenham os espaços em redor das suas residências sempre  limpas, retirando as  ervas, arbustos.

Numa outra abordagem, as autoridades Sanitárias, apelaram para a necessidade de as vítimas de mordeduras por serpentes(cobras), para que imediatamente se dirijam à unidade hospital mais próxima.

Enquanto em Xitanga reinam as cobras, em alguns bairros da Vila Eduardo Mondlane, as pessoas suspeitam escorpiões.

Elisa Macuvel, residente do bairro “C”, nas mediações da Vila Eduardo Mondlane,  mãe de um bebé de cerca de um ano, também encontrámo-la numa das enfermarias no Centro de Saúde de Chicualacuala, como acompanhante do seu bebé que na noite da última Quinta-feira, foi mordido por um escorpião em casa(X)

 

 

Share.

Leave A Reply