Digitalizacao das radios

0

Ola colegas

Quero partilhar convosco o conteudo de uma conferencia que assisti uns 15 dias atras. Foi organizada pelo INCM, a entidade que regular a area de telecomunicacoes e aloca frequencias a todas as radios no pais.

A discussao era sobre o plano a nivel mundial de implementar a digitalizacao total de televisao ate o ano 2015, e da radio progressivamente, e tao cedo quanto possivel. Isto tem muitas implicacoes, nao so para os donos das radios, os produtores e jornalistas, mas tambem para os ouvintes e telespectadores. Vamos precisar de comprar radios novas, ja digitais, e se nao compramos televisores novos pelo menos sera necessario adquirir uma caixa conversora para o televisor actual. Portanto, nao e brincadeira!

O Governo tera que decidir como e quando implementar a transicao de analogica para digital. Nos pensamos que sera necessario ter uma politica de subsidios para tornar os novos equipamentos mais acessiveis aos ouvintes e telespectadores. Ainda nao estou clara sobre as implicacoes para as proprias radios comunitarias – felizmente muitas delas sao pelo menos familiarizadas com o uso de computadores, etc, mas e possivel que precisrarao de novo equipamento de estudio, emissores, etc.

Assim teremos que ficar atentos aos trabalhos do INCM e as propostas de accao por parte do governo, para assegurar que os interesses das radios e televisoes comunitarias sejam defendidos. Nao queremos ficar calados e apanhar surpresas desagradaveis na ultima de hora! O que acham?

Share.

Leave A Reply