Em Chai POPULAÇÃO DE LITANDACUA PRECORRE 22 Km A PROCURA DE CUIDOS MEDICOS

0

Em Chai
POPULAÇÃO DE LITANDACUA PRECORRE 22 Km A PROCURA DE CUIDOS MEDICOS

Populaçao da aldeia Litandacua no Posto Administrativo de Chai no ditrito de Macomia Centro de Cabo Delgado precore cerca de 22 Km para alcançar hospital que cita na sede do posto, esta situaçao intranquilisa o bem estar dos residentes daquela divisao administrativa.
Na sequencia da distincia para ao encontro do centro de saude que a comunidade de Litandacua vai e vem a procura de cuidos medicos, 2 mulheres gravidas morreram e 5 deram parto a caminho do hospital no ano passado 2012.
De acordo com o chefe da aldeia Amedi Adriano João, as dua mulheres morrem no processo de parto caseiro dirigido por um grupo de mulheres da sua familia que por preguiça não encarram a distancia levando as parturientes ao isntitucional. As outras cinco deram parto por de baixo de arvores no meio da mata a caminho do hospital.
Este problema para alem de mulheres gravidas, afecta a toda populaçao visto que a aldeias tem sido vitima de doeças endemicas. O sacrificio de busca de saude, os doentes daquele povoado sao levado a hospital no colo ou em maca feita de cama de cilha.
Segundo Amedi Adriano Joao, entre outras doenças, diareia e vomito, malaria e doenças de transmissao sexual, são as que mais apoquentam em litandacua.
“Aqui na aldeia muita mulher morre no parto caseiro por causa de ser longe no hospital que algumas familias não tem a paciencia de percorer esta distancia, este problema não afecta só mulher gravida, mas sim toda comunidade, porque temos sido vitimas de doenças como diareira e vomito, malaria, doenças de transmissao sexual e outras, por isso mesmo que estamos mal sobre esta situaçao.” Disse o secretario da aldeia
Amedi Adriano Joao, disse que a situaçao preocupa as autoridades locais, e para contornar, sensibilizam a populaçao a pesar da distancia, para qualquer situaçao contra a sanidade publica correr ao hospital, para evitar mortes e outras consequencia negativas vindas de doenças e gravida. Alias, recentemente duas pessoas da comunidade, foram formadas pelo serviço distrital de saude mulher acçao social em materia de saude.
Trata se uma matrona e um agente polivalente elementar de saude para atender qualquer emergencia de gravidez ou apoiar de primeiros socorros a populaçao e encaminhar a unidade sanitaria de Chai.
“Para contornar a situaçao nos autoridades desta comunidades temos levado a cabo acçoes de sensibilizaçao da populaçao no sentido de apesar longe do hospital, ir fazer controle e parto para evitar mortes e outras consequencias negativas que podem surgir atraves da falta do cuidados de pessoal medico, mas ainda há renitencia neste sentido” Disse amedi adriano joao
Paula Mitema mulher residente na aldeia lamenta esta situaçao, aqual disse a reprtagem o campo que, parto não é algo que pode ser feita de quelquer maneira, tem que ser sempre num local apropriado para merecer de proprios cuidados atraves de um pessoal tecnico.
Por outro lado, Paula Mitema para minimizar a perda de vidas humanas por causa de parto caseiro, ela tem sensibilizando as mulheres da aldeia a pratica do parto institucuinal, na altura deu exemplos da sua familias que ninguem se comporta desta maneira ela sempre esta na dianteira em acompanhar qualquer membro familiar com estas circunstancias.
“Eu lamento muito da distancia que nos separa para o hospital, muito mais para nos as mulheres quando gravida, a gravida tinha que ser assistida por uma pessoas capacitadas e dar parto no hospital não de qualquer maneira, porque é muito perigoso. Não minha falia não acontece parto caseiro eu proibo e sempre acompanho os membros familiares ao hospital para evitar o pior.” Citaçao da paula mitema
As autoridades de litandacua asseguram que, pesar destes e outros problemas que a populaçao de Litandacua vive, ela nunca forja nos esfoços de combate a pobreza, que assola o pais.
Trata se de cerca de 6.416 habitantes maoiritariamente agricultores a cabo curso que o desenvolvimento exploram nas ricas terras da regiao travez de capina pra sua sobrevivencia.
Na passada campanha agricola 2012/2013 mais de 66.800 Toneladas de gergelim foram comercializadas no povoado da aldeia Litandacua.
Trata se de tonelagem produzida na campanha agrícola 2012/2013 que os produtores de Litandacua comercializaram no preço de 45 meticais kg por compradores nacionais estrangeiros.
A população daquela divisão administrativa considera o gergelim como sendo a cultura estratégica para o desenvolvimento sócio econômico da região, portanto, a aldeia de Litandacua ocupa em primeiro lugar anivel distrital na produção deste produto.
De acordo com o chefe de produção de Litandacua, Antonio Juma Abdala a aldeia tem vindo a ganhar sucessos na produção agrícolas, a população intensifica as culturas de milho, arroz e gergelim, esta ultima em grande escala devido ao nivel de procura desta cultura por privados nacioais e estrageiro da vizinha Republica da Tanzania dando força os agricultores no cultivo do gergelim.
Antonio Juma Abdala, sem avançar com plano de produção disse que na campanha agricola passado a aldeia Litandacua para alem de gergelim produziu tambem 10.800 e 3.600 Kgs de milho e arroz respetivamente, sereais que os produtores destinam ao consumo familiar.
Abdala na ocasião disse que, na aldeia de litandacua por causa dos beneficios que a cultura dita tactica ao desenvilvimento da regiao tem trasido, os produtoreshoje competem entre si no cultivos de terras que culmina com aumento das areas das machambas para cada um ocupar em primeiro lugar entermos de produçao.
Por outro lado o secretario da aldeia, Amedi Adriano João confirmou a reportagem o campo que a cultura de gergelim esta atrazer outro tipo de vida na sua divisao administrativa isto é a aldeia esta desenvolvido em relaçao a anos anteriores.
Amedi Adriano Joao aponta como exemplos de desenvolvimento de Litandacua, construçao de casa coberta de chapa de zinco, barracas, compra de motas, biscletas entre outros caractersicas que a 4 anos atraz não existia.
“A cultura de gergelim esta a trazer novo tipo de vida Aqui em Litandacua, a aldeia esta desenvolvida em relação a anos passado, estamos bem nesses ultimos dias desde que descobrimos o valor do gergelim, por causa dessa cultura temos muitas casas cobertas de chapa de zinco, motas e bicicletas e outros bens”.
Ibraimo jovem natural e residente na aldeia de litandacua, disse a reprtagem o campao atraves do gergelim construiu uma casa uma barraca onde vende produtos diversos testemunha

POR VALENTIM SOUSA

Share.

Leave A Reply