Administrador do Distrito de Zavala, visitou na semana passada Xifocotxoni

1

Administrador do Distrito de Zavala Arlindo Maluleque fez o reconhecimento das terras pertencentes ao  Estado no Xifocotxoni, na localidade de Quissico, Distrito de Zavala, Provincia de Inhambane.

Maluleque percorreu a área, junto com o seu elenco nomeadamente a chefe do Posto Administrativo de Quissico, Natália Mapoissa, o 1° Secretário do Comité Distrital da Frelimo, Alfredo Magenge, Director das infraestruturas, Alberto Tamele, o Comandante da PRM em Zavala, Joaquim Guila, entre outros, bem como pouco mais de 20 pessoas que se fizeram presentes no local, onde depararam-se com algumas dificuldades em distinguir os marcos que delimitam o terreno que pertence ao estado.
Pelo facto, ficou para uma data não anunciada a próxima visita para o mesmo efeito, desta vez com um Líder comunitário cujo nome não foi possível apurar, que se supõe conhecer bem o local e os pontos que delimitam a área.

Na sua chegada, Maluleque, dialogou com os que estiveram presentes, que aproveitaram a ocasiao para pediram ao dirigente do distrito, a abertura de um furro de água na zona, a happy wheels instalação da corrente eléctrica e questionaram também a cerca do subsídio da velhice que segundo eles não têm acesso.

Em resposta a estes assuntos, Maluleque disse que para o caso de corrente eléctrica e abertura de um furro de água, a população deve formalizar um pedido e submeter às estruturas competentes. Já para o caso do subsídio da velhice, o Governante disse que não é possivel abranger todos duma única vez e que tudo passa por um processo gradual, mas que tudo está sendo feito para o abrangencia dos idosos daquela área.

Entretanto, durante o percurso, Maluleque teve a oportunidade de apreciar os trabalhos feitos pelos agritultores nas margens do lago Quissico, onde mostrou-se feliz e encorajou-os a continuar a trabalhar a terra, pois, a Vila toda depende dos produtos ali colhidos para a sua sobrevivência.

De salientar que o espaço que o Governo do Distrito de Zavala pretende ocupar na implementação de um projecto não identificado, é habitado por cerca de 100 famílias.

Yasser Abdul Carimo
CMC de Zavala

Share.

1 Comment

Leave A Reply