Com 60 Mil UD$ do Governo dos EUA, Distrito da Ilha de Moçambique melhora os serviços de Saúde com o programa financiamento pagamento por desempenho

0

Numa visita de trabalho de Douglas M. Griffiths Embaixador dos E.U.A. em Moçambique na tarde de 16.09.2013 ao Centro de Saúde da Ilha d Moçambique, para se inteirar do programa Financiamento baseado no desempenho (FBD) liderado pela Fundação Elisabeth Glaser Pediatric AIDS (EGPAF), após apresentação da Medica Chefe daquele Centro, a Dra. Lourice Ferreira, que num modo geral, 60% do valor alocado foi direccionado para incentivos e 40% foi usado para investimento nas unidades sanitárias que já tem serviços de atendimento e tratamento ao HIV & SIDA. Após uma visita ao Centro de saúde, Aquele Embaixador, disse estar satisfeito de como esta ser gerido o valor financiado embora fosse a primeira fez que este se deparava com financiamento pelo desempenho e acreditou que pelo valor financiado, o sector de saúde mudou muito nos seus serviços para o atendimento ao público.

O PBF iniciou em 2011, em parceria com o Ministério da Saúde através do Centro de controlo e prevenção de doenças (CDC) Moçambique, com fundos do Plano d Emergência do Presidente dos EUA para o alívio da SIDA (PEPFAR) e ate então a Ilha de Moçambique já se beneficiou de três tranches que totalizam 60 Mil UD$.

Douglas M. Griffiths, fazia-se acompanhar pela Medica-Chefe Provincial de Saúde a Dra. Minura Abudou, o Director do CDC Edgar Monterosos e teve honras de recepção cultural de ritmo do tufo.

 

 

Jona Ali Mussa

Jornalista do Centro Multimédia Comunitário da

Ilha de Moçambique

Share.

Leave A Reply