PARA PREVENIR MALARIA, MAIS DE CEM MIL CASAS PODERAO SER PULVERIZADAS EM MORRUMBALA

0

Por Caetano Alberto

As autoridades sanitarias no distrito de Morrumbala na Zambézia projectam pulverizar pouco mais de cem mil casas no quadro dos esforços de prevenção da malária.

Comparativamente a campanha de pulverização do ano passado, este número representa uma redução na ordem de oito mil e setecentas e tres residencias.

O medico chefe distrital que revelou a informação disse que arrancou esta segunda-feira [09] o treinamento de rociadores que durante 45 dias da campanha vao desdobrar-se na pulverização de casas contra o mosquito agente causador da malaria.

Com duração de 10 dias a formação decorre na sede do posto administrativo de Megaza cerca de 45 quilometros da sede distrital.

José Pires disse que quase todos anos os rociadores deparam-se com moradores que nao aceitam abrir portas de suas casas para a pulverização alegando a ineficacia dos medicamentos.

Pires que nao escondeu sua preocupacao, lembrou que devido a esta atitude na última campanha cerca de oito mil casas nao foram abrangidas o que colocou em risco de 16 mil pessoas.

Entretanto, para esta campanha o sector da saúde com apoio de ABT, organização estrangeira que financia a pulverização intradomicialiaria tem como desafio evitar o roubo e desvio de produtos quimicas utilizados neste processo, uma accao que lamentavelmente tem sido protagonizada pelos pulverizadores.

 

Share.

Leave A Reply