Em Morrumbala 69 Partos a cesariana so no primeiro semestre

0

Por Caetano Alberto

O hospital rural de Morrumbala a sudoeste da província central da Zambézia realizou no primeiro semestre deste ano 69 partos a cesariana , de um total de mil partos normais registados naquela unidade sanitária.

Eugénio Tovele, que revelou a informação disse que, com excepção de uma parturiente que perdeu a vida antes de ser submetida a intervenção cirúrgica, todas cesarianas foram realizadas com sucesso merece de um trabalho levado a cabo por especialistas afectos no bloco operatório.

A taxa de partos a cesariana tende a aumentar nos últimos meses no distrito de Morrumbala.

Só na última semana do passado mês de agosto seis mulheres gravidas foram submetidas a operações obstétricas que culminou com a cesariana.

Tovele aponta com causas desta situação, a idade das parturientes, o que significa que engravidam que antes atingir 18 anos.

Outra causa apontada pelo nosso interlocutor tem haver como trabalhos de parto arrastado, que segundo sua explicações um parto normal tem que ocorrer no intervalo de oito a 12 horas.

Entretanto, o director interino do hospital rural de Morrumbala nega que o aparente aumento de casos de cesariana esteja relacionado com a vontade e ou falta de domínio dos serviços de saúde materno infantil  por parte de enfermeiras, como a população alega.

Eugênio Tovele considera que a implantação do bloco operatório no ano passado foi uma mais valia para a comunidade pois algumas intervenções cirúrgicas deixaram de serem realizadas no hospital provincial de Quelimane.X

Share.

Leave A Reply