DISTRITO DE MOSSURIL: Mulheres em intercâmbio denunciam mau relacionamento

0

Por Calisto Constantino

Faltando apenas 1 dia para o encerramento do Intercambio promovido pelo CAICC, Centro de Apoio a Informação e Comunicação Comunitária, envolvendo Mulheres das RCs e CMCs dos Distritos de Angoche, Manapo, Nacala-Porto, Ilha de Moçambique e Mossuril, este ultimo anfitrião do encontro, Província de Nampula, as participantes queixaram-se hoje de mau relacionamento entre as Rádios e os Governos Distritais.
Os governos dos Distritos, não valorizam o trabalho das Rádios Comunitárias, nem pelo menos dão o mínimo de consideração dos jornalistas destas, consideram as Mulheres.

Hoje, no tema relacionado com a abordagem na área governativa, mais concretamente na relação que estes meios de comunicação comunitários tem com os governantes locais, levantou-se a questão de impasses no acesso as fontes e ma interpretação de alguns trabalhos jornalísticos que nalguns distritos como Ilha de Moçambique, resultaram de processos em tribunais e, em Monapo geraram ameaças.

Um dado mais curioso, em Angoche, alguns dirigentes locais não reconhecem a existência da Radio Parapato tal igual acontece no Distrito de Monapo que nunca chegou uma visita das autoridades administrativas daquela região em visita, alegadamente a CMCs estar engajada na espionagem do trabalho das estruturas e não para o desenvolvimento das Comunidades.

Para Nacala e Mossuril, as relações com as estruturas governamentais são consideradas aplausíveis, porque segundo as participantes destes pontos da Província de Nampula, tem uma estreita colaboração que consiste na participação das Rádios nas Sessões do governo local, coberturas jornalísticas suportadas pelo executivos, incluindo a manutenção dos edifícios onde estão instaladas.

No consenso comum, há necessidade de estabelecer medidas de divulgação da Lei de Imprensa e promoção de capacitações envolvendo os governantes, na perspectiva de dota-los de conhecimento sobre a importância das RCs e CMCs que se julga ainda ser desconhecida.

Share.

Leave A Reply