Detido Administrador e seu Director de Planeamento e Infra estruturas de Homoine

1

O dia 17 de Julho de 2013  foi negro para Homoine  com a detenção do  Administrador João da Silva Bareto em conjunto com o director dos  Serviços de Planeamento e Infra- enstruturas em Homoine Orlando Filipe Jovane.

Bareto e Jofane são acusados de crimes de abuso de poder, falcificação de documentos entre outros crimes.
 

 

Com esta situação a boca do povo   conversa nas ruas, passeios e em qualquer sitio onde se encontram mais duma pessoa, em deterimento deste cenario a nossa reportagem houviu esta manhã alguns  residentes desta vila de Homoine, sobre o sentimento deles perante esta decisão tomada pelo tribunal Judicial de Homoine apos o fim dum trabalho do Gabinete de Combate a Corrupção nesta parcela de Moçambique.

 

Para os Homoineses querem que a justiça seja feita, pois para muitos  Homoine esta a desenvolver a camara lenta se comparado com outros distritos e promessas feitas anualmento pelos governantes, alias para muitos a olho nu retiram a culpa ao Administrador e acusam o director de Infra estruturas, este que para alguns se tivessem o poder de decisão juridica punham em liberdade João da Silva e mantinham Jofane em cadeia pois dizem mais que a sua detenção demorou.

 

Orlando Filipe Jofane ha muito que anda na imprensa sobre atitudes de mau comportamento, desrespeito ate ao proprio Administrator.

 

Recorda-se que na ultima vizita  ao distrito de Homoine efectuada pelo Presidente da Republica Jofane foi denunciado pelos populares de ter atropelado um cidadão e pôs se em fuga assim como ter bofuteado um colega de serviço em plena hora laboral, e ameaçando lhe por fora de serviço se este denuncia-se o caso as autoridades de justica, alias por este não ter acatado as ameças de Jofane foi retirado das funções que exercia e colocado na secção de limpeza, pes embora ter sido obrigado a anular o processo que havia remetido contra o seu chefe.

 

Segundo o Juiz do Tribunal Judicial de Homoine Agostinho Cumbane, a detenção dos arguidos é resultado  duma investigação feita pela Direcção Provincial de Combate a Corrupção  em Inhambane, a mesma que  conclui que os dois estavam envolvidos em actos de corrupção situação esta que dita o envio do processo ao tribunal Judicial de Homoine no passado dia 21 de Junho de 2013.

 

O processo no 125/2013 acusa o arguido João da Silva Bareto de crime de abuso de cargo ou função de pagamento de remunerações individas e indicios de corrupção enquanto que o arguido Orlando Filipe Jofane pesam sobre ele crimes de furto, corrupção passiva para actos ilicitos, falsificação de documentos e fraude cujo este ultimo está arrolado até este momento em  desvio de cerca de 500mil.

 

Sobre estes crimes os arguidos poderam ser condenados com ate penas maiores de 2 a oito anos de prisão.

 

Os dois membros do Governo poderam ser houvidos nos proximos dias, alias  informacoes em nosso poder indicam ainda que apos a detencao de Joao Bareto minutos depois teve problemas de tensao alta e foi internado na tarde de quarta feira 17 de Julho no Centro de Saude de Homoine sobre guarda de homens prisionais.

 

Na tarde de quinta feira 18 de Julho informações em nossa posse indicam que Joao da Silva Bareto foi transferido para Hospital Provincial de Inhambane com tensao a atingir 200mm/hg.

 

Fonte: Berlaves Alexandre através da lista de discussão do CAICC, 18-07-2013

Share.

1 Comment

Leave A Reply