DEVIDO A FALTA DE POSTO DE SAUDE, POPULACAO SOCORRE-SE DE CURANDEIROS

0

Por Caetano Alberto

Na localidade Gorro, a cerca de 170 quilometros da vila sede distrital de Morrumbala na Zambezia mais de 15 mil habitantes nao tem assistencia sanitaria.

O problema que se considera de barbas brancas prende-se com a falta de um posto de saúde.

Na sequência desta situação a população recorre ao medicos tradicionais vulgo curandeiros e por vezes a automedicação para curar algumas enfermidades.

A unidade sanitaria mais próxima daquela região fica na sede do posto administrativo de Chire que  dista perto de 90 quilometros.

Segundo alguns populares é mais caricato para doentes em estado grave e mulheres gravidas, pois este ultimo caso, ainda de acordo com as nossas fontes mulheres ha que dao parto nas suas residentes.

Na localidade de Gorro ha também falta de fontes de abastecimento de agua potavel.

Ferro Waite autoridade comunitaria daquela localidade disse que as duas unicas bombas existentes encontram-se avariada a bastante tempo.

Waite referiu ainda que devido a esta crise de fontes de abastecimento de água potável, as populações são obrigadas a consumir água imprópria captada nos riachos e montanhas, situação que origina o surgimento de muitas doenças intestinais como diarreias, entre outras complicações provocadas por consumo de água não tratada.

O governo distrital tem conhecimento destes problemas.

Lemos Amburete director dos serviços de Planeamento de infra-estrutura disse que esforços para inverter o cenario estao em curso.

Relativamente à falta de unidade sanitaria, Amburete adiantou que ainda este ano serao concluidas as obras de construção do centro de saude de gorro.

Trata-se de infra-estruturas em construção desde 2011 e Segundo o nosso entrevistado o mau estado das vias de excessos tem estado a condicionar a circulação de viaturas para alocação de material de construção.

No concernente à crise de agua potavel, a nossa fonte explicou que o problema está relacionado com a profundodade do lençol freatico.

O assunto mereceu discussao na sessao do governo

Até 30 de Agosto proximo as obras de contrução do centro de Gorro  estarão concluidas.

A garantia é das autoridades governamentais do distrito de Morrumbala, que entretanto reunido na sua quarta sessão ordinaria na passada sexta-feira (12) analisou o ritimo daquelas obras.

Tome Manuel Charles, director distrital da saude falando na qualidade do porta-voz da quarta sessão do governo disse que o nivel de execução atá ao momento é de 80 por cento.

Charles referiu que foi contacto o empreteiro da obra convista a retomar as actividades, por isso acredita que até finas do proximo mes as mesma estarao concluidas e pronto para ser entregue ao governo distrital.

Aquele dirigente anunciou a conclusao ainda no proximo mes da secretaria e residencia do chefe da localidade de Gorro.

Ainda no concernente as infra-estruturas o nosso interlocutor fez saber que o governo está determinado a resolver a situação prisional neste distrito, objectivo que passa exclusivamente pelo acabamento da cadeia distrital ora em construção.X

 

Share.

Leave A Reply