No quadro do compromisso social, BCI oferece equipamento hospitalar

0

Por Caetano Alberto

O banco comercial e de investimento, BCI, doa equipamento hospitalar para a medição de cd4,  ao hospital rural de Morrumbala, a maior unidade sanitaria do distrito.

O equipamento que custou quatrocentos e quarenta e cinco mil e quatrocentos meticais,  poderá minimizar o drama que se vivia neste distrito no concernente a obtenção de resultados de cd4 sendo que as amostras de sangue eram transportadas para a cidade de quelimane, a capital provincial.

Falando no acto de entrega do material, a directora regional do BCI na Zambézia disse que este apoio é um exemplo do compromisso social da sua instituição bancaria no pais sobre tudo nos distritos onde está inserido.

Victoria Nhamaze Posso, referiu que o material ora entregue ao hospital rural de Morumbala foi comprado com valor angariado atraves das transações bancarias efectuadas pelos clientes do BCI em Morrumbala.

A nossa interlocutora disse por outro lado que o BCI vai continuar A prestar apoio, com enfoque para as provincias onde actua.

Por seu turno o director da saúde afirmou que os equipamentos médicos vão melhorar a prestação de service, naquela que é a maior unidade sanitaria do distrito, e por conseguinte melhorar a saúde comunitária.

Tome Manuel Charles, explicou que o sector da saúde enfrentava serios problemas no tratamento antiretroviral, uma vez que a medicão de CD4, é condição basilar.

Devido a falta daqueles aparelhos a direcção da saúde pelo menos duas vez por semana devia recorrer ao laboratorio provincial.

Um processo que  segundo,Charles além de atrasar com os resultados, acaretava muitos custos.

Sabe-se que ao nivel do distrito de Morrumbala dos 6794 pacientes de HIV  e Sida inscritos, 1603 estao em tratamento antiretroviral.

Perante este quadro o administrador distrital de Morrumbala, António Francisco Lino sublinha  que o uso de meio sufisticados para o diagonistico e segmento clinico dos doentes de HIV e Sida é importante.

Lino saudou o gesto daquela instituição bancaria.

Volume de deposito reduz no bci em Morrumbala

O banco comercial e de investimento, BCI agencia de Morrumbala tem vindo a conhecer nos últimos meses uma redução de volume de depósitos.

Sem precisar de reveler numeros, a directora regional daquela instituição bancaria na Zambézia disse que no distrito Morrumbala ainda existe pessoas que teimam guarda dinheiro dentro das suas casas, motivo que contribuir para o não uso de serviços bancarios.

Victoria Nhamaze aparentemente preocupada com a situação refiriu-se a titulo ilucitativo da forte rede comercial e potencialidades agricolas como sendo factores que deveriam impulsionar o crescimento do volume de depositos.

Apesar desta situação a nossa entrevistada disse que BCI vai continuar apostar na expansão, devendo neste contexto abrir no próximo ano uma agencia no distrito de Milange.

Com 7 agencias na Zambézia nomeadamente nos distritos de Morrumbala, Alto-Molocue, Gurue, Mocuba e Quelimane, o banco conta com 67 colaboradores. X

 

Share.

Leave A Reply