EM MACOMIA, MOVIMENTO DEMOCRATICO DE MOÇAMBIQUE MDM ACUSA GOVERNO NO PODER RESPONSAVEL PELA MANIFESTAÇAO DOS MEDICOS.

0

O Movimento Democrático de Moçambique MDM no distrito de Macomia centro de Cabo Delgado condena e acusa o governo nacional responsável pela violação do direito a saúde aos cidadãos prescritos na constituição da república, pelo facto de não satisfazer com urgência as exigências dos médicos, que culmina com o deficiente atendimento do funcionamento das unidades sanitárias que decorreu de Maio à Junho de 2013 em curso.

A acusação foi expressa numa entrevista da Radio Nacedje no dia 07 de Junho pelo Delegado politico do MDM Luiz Abdala, o qual reconhece que é segunda vês que os profissionais de saúde manifestam sem resposta por parte do governo causando mortes e outros transtornos em vários hospitais do país, expecto Cabo Delgado que não se aderiu a violação deste direito do Povo Moçambicano.

Luiz Abdala considera legitima a greve dos médicos e afirma que o governo é que não quer reconhecer e resolver o pedido dos provedores da saúde publica.

É segunda vez que os médicos fazem greve, a primeira que os profissionais de saúde fizeram não foi tão grave como esta que iniciou no passado mês de Maio, mas porque desde a primeira reivindicação o governo não parou para analisar e resolver a situação para evitar a perca de vidas humanas e outro transtornos que esta a causar este problema? A greve dos médicos é legitima seguiu todas normalidades necessárias exigidas na lei, só que o governo é esta cansado do povo ao ponto de deixar a gravar a situação”. Citou Luiz Abdala

Na entrevista Luiz Abdala, disse ainda que não há intervenção objetiva do governo por isso a situação arrastou se muito tempo, isso, espelha que não há zelo ao bem estar e a unidade nacional que os Moçambicanos preservam desde o fim da guerra de descolonização Nacional, por isso depois da conquista destas terras pelos nacionais, arrumou se uma outra luta entre irmãos que deu cabo vidas humanas inviabilizando o desenvolvimento do país.

Segundo o líder politico do MDM no distrito de Macomia, é tradição do executivo do país de estar a semear lutos nas famílias Moçambicanas desde então. Citando a morte de dezenas pessoas em Novembro de 1999 numa manifestação protagonizada pela RENAMO na cidade de Montepuez que no fundo do túnel o governo pode ser culpado, para além de Nampula no ano passado, a mesma guerrilha fez se no posto administrativo de Muchungue na província de Sofala onde inocentes foram vitimas de mais uma jogada do governo no poder e a Afonso Dlakama o presidente do partido RENAMO.

O governo não ama o bem estar nem a unidade nacional que o povo vive desde o fim da guerra de descolonização, por isso mesmo que para além de doenças endêmicas que por ano matam centenas de pessoas quando há condições de intervenção, tem propositado manifestações que também levam a morte muitas pessoas. Em Montepuez Novembro de 99, Nampula no ano 2012, Muchungue neste ano morreram pessoas por manifestações sem razões mas por uma jogada do governo e o presidente Afonso Dlakama. Esta é mais uma outra que também estava no plano de redução do índice populacional em Moçambique que o executivo no poder tem levado a cabo”. Disse Luiz Abdala.

O interlocutor reage que o país tem condições para satisfazer a exigência da classe medica não só, mas para todos os funcionários e agentes do estado para colmatar situações de gênero que atentam a Unidade Nacional, tendo em conta o crescimento econômico que o país alcança nos últimos tempos com a descoberta de recursos naturais

Entretanto, o partido MDM no distrito de Macomia pede a classe medica e outros profissionais de saúde em greve para regressar aos seus postos de trabalho os médicos em sentimento aos seus irmãos Moçambicanos que estão a carecer de cuidado médicos.

Valentim de Sousa

 

 

 

 

Share.

Leave A Reply