GOVERNADOR DE CABO DELGADO SATISFEITO PELO NIVEL DE PRODUÇÃO AGRICOLA QUE A PROVINCIA ALCANÇA NOS ÚLTINMOS ANOS.

0

O Governador de Cabo Delgado Eliseu Joaquim Machava louva e agradece o nível do crescimento de interesse por parte da população da província que dirige no envolvimento das actividades de erradicação da pobreza absoluta através de produção e produtividade que nos últimos anos a região tem conhecido patamares ambicionáveis para investimento e financiamento pelo governo e parceiros.

Eliseu Joaquim Machava,  agradeceu a população província nortenha do país no passado 12 de Junho de 2013, a margem do lançamento da campanha de comercialização agrícola no distrito de Macomia centro de Cabo Delgado.

Na ocasião reconhecendo as varias dificuldades que os produtores enfrentam no seu exercício como queda irregular de chuvas, conflito homem e fauna bravia entre outras apelou coragem e unidade nacional como instrumento bélico para estancar qualquer os desafios no campo de cultivo.

Joaquim Machava evidenciou como um dos sucessos na produção, a superação de metas previstas para comercialização na campanha agrícola de 2011/2012 onde a província comercializou cerca de 419.033 toneladas de produtos diversos conta 403.653 toneladas planificadas, que representa um cumprimento de 104%, segundo Machava, o gesto, espelha espirito de trabalho para mudança de vida da população de Cabo Delgado e do país em geral.

“É de louvar e agradecer em nome do executivo provincial pelo nível de sucessos de produção agrícola que a província tem vindo a ganhar nos últimos anos atraindo investimentos esta área, isso significa um grande envolvimento da população de Cabo Delgado nas actividades de combate a pobreza que o país enfrenta. Sabemos que o nosso produtor enfrenta varias dificuldades no campo de cultivo mas não paremos por ai, devemos ficar unidos e tomar coragem para ultrapassar esta situação. Citou o governador

Machava sublinhou que os bons resultados da produção agrícola neste ponto do país surgem na sequencia de um trabalho multi-sectorial de intervenientes desta área como DPCI e organizações não governamentais que para além de financiamentos, tem vindo a capacitar técnicos, lideres comunitários e produtores em técnicas de produção, maneio e gestão dos cerreais que  estão a dar boa cara a província.

 

Entretanto, sem avançar toneladas que a província leva no mercado na campanha de comercialização agrícola hora lançada, o governador disse a comercialização vai decorrer sem sobre saltos e reiterou a população boa gestão neste processo, de modo que não venha causar bolsas de fome nos distritos e na província toda.

Por outro lado o chefe do executivo de Cabo Delgado desafiou a associativismo a população a nível provincial e aumento de campos de cultivo para a multiplicação dos sucessos da produção agrícola e da venda dos produtos para o auto sustento e pagamento de imposto que ajudam ao governo na reconstrução do país.

As cerimonias centrais de lançamento da campanha de comercialização agrícola no distrito de Macomia foram coroadas de actividades culturais e uma feira de comercialização de produtos diversos.

A reportagem o campo conversou com alguns expositores sobre a situação agrícola da ultima campanha que neste momento esta na sua segunda fase.

Minrage Fabião expositor e agricultor da aldeia Koko na localidade Nacate posto administrativo Macomia-sede, disse no ano passado não havia na sua zona harmonização de preços, este facto fez com que cada comprador viesse com seu preço na compra dos produtos, para o ano espera que não volte a acontecer este problema.

Fabião avalia negativa a produção agrícola da campanha 2012/2013 influenciada por chuvas irregulares na sua região, mesmo assim, leva no mercado para comercializar 15 toneladas de produtos diversos.

O evento de lançamento da campanha de comercialização agrícolas no distrito de Macomia foi antecedido por um seminário provincial de harmonização de metas de comercialização agrícola promovido por DPIC e teve lugar nas instalações da Escola Profissional Arte e ofícios na vila sede do distrito de Macomia.

No seminário os participantes avaliaram a campanha de comercialização agrícola de 2011/2012 e analisaram as propostas numéricas das metas de comercialização e da campanha agrícola 2012/2013 e harmonização das mesmas  para submeter se ao governo provincial para sua homologação. Este encontro juntou Técnicos dos Serviços Distritais de Actividades Econômicas a nível de Cabo Delgado e representantes de instituições micro finanças e técnicos da Administração  Nacional de Estradas.

O seminário com duração de um dia, foi dirigido pelo Diretor provincial da indústria e comercio Faustino Florêncio Chavango, o qual no fim do encontro avaliou de positivo os assuntos abordados e asegurou que a comercialização agrícola poderá acontecer num ritmo normal.

Segundo Faustino Florêncio Chavango, para além de 20 milhões de maticais financiados apartir de FIIL que serão alocados nos distrito para a campanha de comercialização, estão mobilizados e confirmadas outras fontes de financiamentos Micro-Finanças e ONGs que vão desembolsar um valor ainda não revelado para o efeito.

 

 Valentim de Sousa

 

 

Share.

Leave A Reply