GOVERNO E POPULAҪÃO DA VILA DE MACOMIA HOMENAGIAM COMPATRIOTAS VITIMAS DE MASSACRE DE MUEDA E SOWETO

0

Membros do governo distrital, população e alunos pararam a 16 de junho na praça dos heróis na vila de Macomia para homenagear cerca de 600 moçambicanos vitimados em Mueda no ano 1960 e centenas de crianças negras massacradas no Soweto na África do sul em 1976.
Neste dia no de 1980 foi massacrada o escudo moeda portuguesa e substituído o metical o atual dinheiro moçambicano.
Entretanto, a Secretaria Permanente Distrital Rosa Manuel que orientou as cerimonias de 16 de Junho na vila de Macomia falou da importância histórica da data para os moçambicanos e para as crianças do continente africano.
Rosa Manuel recordou aos presentes que as causas do massacre de Mueda resultaram na formação de vários movimentos que mais tarde formaram a frente de libertação de Moçambique movimento que conduziu a luta armada ate a independência nacional.

No entanto, as crianças da Escola Primaria Completa de Macomia-sede em representação de todas do distrito mostram-se preocupadas com a crescente violação de seus direitos um pouco pelo todo mundo.
As crianças pedem a observação e respeitos dos seus direitos.

Saliente-se que nesta data no ano 1980 foi criada a moeda nacional o metical, dinheiro este que nos últimos tempos de sido mal conservado por alguns cidadãos.
Por Amade Abubacar

Share.

Leave A Reply