FRACA ADERECNIA NO ENSINO ESPECIAL PREOCUPA DIREҪÃO DA EPC DE MACOMIA-SEDE

0

A Direção da Escola Primaria Completa de Macomia sede não esta satisfeita pelo nível de participação das crianças que precisam ensino especial no centro de recursos ora criado naquele estabelecimento do ensino.

O Diretor da escola Leôncio Francisco entrevistado pela radio Nacedje por ocasião de 15 anos do ensino inclusivo em Moçambique afirmou que existe atualmente 8 alunos que recebem aulas especiais no centro de recurso depois de aulas normais.

Segundo a fonte, há muitas crianças que precisam ensino especial, mas estes não são permitidos pelos respetivos encarregados pelo fato da maioria das pessoas pensarem que a deficiência é um fator de exclusão social.

Entretanto, Leôncio nega haver discriminação das crianças portadoras de deficiência no seio da comunidade escolar, mas acusa aos pais e respetivos encarregados de educação como sendo primeiros a descriminar crianças com portador de deficiência.

Para além da Epc de Macomia-sede, o ensino inclusivo esta sendo implementado nos distritos de Montepuez, Mocimboa da Praia e Cidade de Pemba na escola primaria de Cariaco totalizando 4 na província de Cabo Delgado.

por amade abubacar

Share.

Leave A Reply