Policia egípcia captura suspeito de traficante de cocaína no aeroporto Internacional Oliver Tambo , na África do Sul

0

Policia egípcia captura suspeito de traficante de cocaína no aeroporto Internacional Oliver Tambo , na África do Sul

Por: John Chekwa e Lazaro Bamo

Foi capturado no aeroporto Internacional Oliver Tambo, na África do Sul no distrito de Gauteng em Joanesburgo, um homem suspeito de traficante de droga cocaína pela polícia egípcia.

Este homem foi capturado logo na entrada de porta de voo número MSR 840 da Egyptair com destino a Cairo pelas 21h44 minutos numa tentativa de transportar este produto para o destino não divulgado.

Segundo o agente da policia em serviço, trata -se de um produto não autorizado a entrar em Egipto e não se sabe como  é que o suposto  traficante conseguiu entrar  com toda segurança no aeroporto Internacional Oliver Tambo.

 

Recorde-se que nos Países Árabes, todos os tipos de drogas são proibidos, nestes, dependentes químicos são tratados como criminosos pela legislação penal desses países. O país do mundo árabe que mais consome drogas é o Egipto. Estima-se que uma entre cada cinco pessoas seja consumidora.

Nos últimos anos, vários países da região reformaram suas leis de combate às drogas, com o objectivo de acabar com a criminalização do usuário. Em 1998, o governo libanês, por exemplo, passou a prever por lei a liberdade criminal e de pena aos dependentes químicos, se esses passassem por processos terapêuticos. Isso se deveu ao aumento sensível dos índices de jovens vítimas da dependência das drogas no país. Durante os anos de Guerra Civil, o Líbano se transformou em uma conhecida região de produção de ópio e cannabis.

A Jordânia tenta enfrentar esse perigo com uma estratégia dupla: penas severas para traficantes – a possibilidade de pena de morte não está excluída – e ofertas de ajuda concreta para os dependentes. Egipto, Argélia e Marrocos seguem estratégias semelhantes. Contudo, as estatísticas de consumo de drogas nesses países continuam subindo. Na maioria dos países árabes, a utilização da cannabis e de heroína para propósitos médicos é permitida.

Até os dias de hoje é praticamente impossível um debate sobre a relação da sociedade com as drogas nesses países. O mito de uma sociedade livre de drogas permanece no inconsciente colectivo do povo árabe.

 

Share.

Leave A Reply