SITUACAO DE FALTA DE AGUA EM MOSSURIL: População à porta de um alivio total

0

A SNV, organização Holandesa de Desenvolvimento, pretende num futuro próximo, minimizar o sofrimento da população do Distrito de Mossuril, na componente de abastecimento e cobertura de agua nas comunidades. A informação foi dada a conhecer nesta terça-feira, pela assessora de agua e saneamento do projecto em Nampula, Gilda Uaciquete.

Gilda Uaciquete, avançou que este projecto pretende melhorar a situação dada como critica no distrito, no que diz respeito ao abastecimento de qualidade de agua, em todos os povoados que este problema já está a ganhar barbas brancas. “queremos melhorar a qualidade de abastecimento de agua em Mossuril” disse.

A nossa entrevistada, disse haver duas empresas contratadas na província, que irão atacar as duas áreas em simultâneo, agua e saneamento, começando-se numa primeira fase com a capacitação do pessoal, para melhor responder as expectativas da Empresa, incluindo a mão-de-obra local, à ter inicio já na próxima semana.

Neste momento, de acordo o que apurou a nossa reportagem, as atenções estão viradas para a mobilização dos recursos e sensibilização das comunidades, para facilitar o levantamento dos furos existentes a nível distrital, a contar com os pequenos sistemas, de modo a assessibilizar a intervenção dos construtores.

Os dois pequenos sistemas de abastecimento de agua existentes no posto administrativo sede de Mossuril, para alem de conhecer avarias grossas nos últimos anos, não estão a responder com o actual numero populacional, razão pela qual, vários residentes da vila distrital preferem colocarem-se na condição de imigrantes para outros distritos vizinhos a procura de melhores condições de sobrevivência. Segundo o ditado social, sem agua não há vida.

Habitada por mais de 118 mil pessoas, grande parte da estacão do ano, a vila sede distrital de Mossuril passa sem este precioso liquido. Alias, ate o mês de fevereiro, a população inicia com a lamentável tarefa de caça a este recuso hídrico nas noites, porque no período diurno as filas têm sido insuportáveis.

Num outro sentido, a situação de escassez deste precioso liquido afecta directa ou indirectamente, o desenvolvimento das comunidades.

Por Calisto Constantino/Mossuril/Nampula.

Share.

Leave A Reply