EM MACOMIA, ESTÁ REVITALIZADO O CONSELHO DISTRITITAL PARA O AVANÇO DA MULHER.

0

No distrito de Macomia centro da província de Cabo Delgado foi revitalizado esta 5ª feira 9 de Maio de 2013, o Conselho Distrital para o avanço da Mulher, atividade coordenada por uma equipa da direção Provincial da Mulher e Ação Social.
Segundo Maria Helena da direção Provincial da Mulher e Ação Social que falava durante o acto, a revitalização surge após constatação que volvidos a cerca de dois anos de existência no distrito de Macomia o órgão não funciona corretamente.
Maria Helena apontou dentre varias causas do funcionamento deficiente do o Conselho Distrital para o Avanço da Mulher em Macomia a falta duma pessoa para ocupar o cargo de Secretario executivo, aliás, o encontro terminou com eleição da Senhora Cirandinha Geraldo a este cargo.
Momentos depois da eleição numa entrevista a rádio Nacedje Cirandinha Geraldo disse que vai trabalhar com todos os pontos focais do gênero de todas as instituições para responder os objetivos do órgão que luta para empoderamento da e eliminação da discriminação da mulher.
Contudo ela reconhece os desafios que tem por frente.
Por sua vez, Abel Guite e Achate Eusébio alguns dos participantes no acto de revitalização do Conselho Distrital para o Avanço da Mulher em Macomia esperam bom desempenho do órgão e acreditam em bons resultados face a situação atual de violação de direitos da mulher.
Entretanto, a Diretora do Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Ação Social de Macomia que igualmente e vice presidente do Conselho Distrital para o Avanço da Mulher Cecília Luciano Moreira apela denuncia dos casos de violação sexual e domestica contra a
mulher.
Cecília acredita que todos os dias são cometidos vários questões contra a vontade da Mulher, que para ser ultrapassado precisa envolvimento de todos.
O Conselho Distrital para o Avanço da Mulher em Macomia e presidido pela Secretaria Permanente Distrital Rosa Flora Manuel. Fazem parte desde coletivo, Diretores dos Serviços Distritais e Pontos focais do gênero nas instituições do estado, para além de representantes de outros tratos sociais.

Por Amade Abubacar

Share.

Leave A Reply