DISTRITO DE MOSSURIL: População reconhece papel do governo distrital

0

A construção de varias infra-estruturas sociais, aumento da rede escolar e sanitária, abertura de campos de cultivo, fundo de desenvolvimento distrital vulgo sete milhões e mais outros, são avanços assinaláveis que marcam a progressão do distrito de Mossuril nos últimos tempos. Afirma uma mensagem da população apresentada este sábado 20 de Abril corrente, por ocasião do dia da vila.
Apesar deste crescimento conquistado pelo executivo de Mossuril nos últimos anos, ainda prevalecem algumas dificuldades que para os autores da mensagem, estão a colocar embaraços o desenvolvimento socioeconómico do distrito. A título de exemplo, o documento aponta a falta de água potável para o consumo humano e degradação das vias de acesso, como sendo problemas que estão no encalço deste crescimento.
Por seu turno, Domingos Niconte, secretario Permanente deste distrito, afiançou que realmente Mossuril marchou bastante dai que há necessidade de todos juntos trabalhar para aumentar esta produção alcançada através dum grande esforço mutuo. Aquele governante, reconheceu as preocupações apresentadas pelos naturais e amigos de Mossuril, em nome da população, tendo garantido que o governo distrital ira imprimir as suas forças, de modo a resolver gradualmente cada dificuldade.
Ocupado por um total de 89.457 habitantes de acordo o censo 2007, o distrito de Mossuril localiza-se no este da província de Nampula, fazendo fronteira com os distritos de Nacala-a-velha e Cidade portuária de Nacala, na parte sul é limitado pelos Distritos de Mongincual e Cidade da Ilha de Moçambique, no oeste, pelo distrito de Monapo e a este, banhado pelo oceano indico.
A pesca artesanal e a agricultura, são as principais actividades económicas praticadas pela população local, para além do comércio informal. Nos últimos tempos, a procura de água para o consumo humano, tem sido situação que tira sono a todos residentes desta região costeira sobretudo na vila sede distrital, devido a incapacidade e avaria constante da motobomba.

Por Calisto Consatntino

Share.

Leave A Reply