FALANDO NA SEDE DA LOCALIDADE ILALA EM QUITERAJO, GOVERNADOR DE CABO DELGADO DIZ QUE NÃO QUER RETORNO A GUERRA E APELA OBSERVẤNCIA DA PAZ.

0

 

O Governador da Província nortenha de Cabo Delgado Eliseu Joaquim Machava diz que a população nunca mais deve pensar no retorno à guerra, numa altura em que o país regista progressos socioeconômicos resultantes dos esforços de combate a pobreza.

Eliseu Machava reafirmou que, este é o período de esquecer a guerra e pensar na valorização e preservação da paz, recordando que a guerra sempre contribuiu para o retrocesso e enfraquecimento da economia para além de causar mortes humanas e destruição de infraestruturas e bens sociais.

O governador Eliseu Machava falava na sede da Localidade Ilala, no posto administrativo de Quiterajo em Macomia no dia 13 de abril num comício por ele orientado no âmbito de acompanhamento dos níveis de execução do plano económico social.

Não queremos guerra, a guerra mata pessoas, cria desestabilidade e desmoraliza o homem, já que temos a paz, temos que trabalhar.”

Machava disse que uma das formas de valorizar e preservar a paz é cada pessoa apostar e entregar-se no trabalho, aumentando os esforços e as capacidades de aquisição de bens necessários para a vida humana através do aumento da produtividade e produção agrícola.

 Aquele governante sublinhou que a terra dá tudo o que o homem precisa para a sua sobrevivência, por isso apesar da pobreza os moçambicanos, devem saber aproveitar no máximo para que se alcance bons resultados para melhoria das condições alimentares e habitacionais a partir da venda dos produtos que a terra oferece.

De acordo com Machava tudo o que construí a vida do homem depende do ambiente onde as pessoas respeitam e observam os princípios da paz e ignoram a guerra.

A Paz é um bem necessário que cada um de nos precisa para construir cada vez mais o nosso país-acrescentou o Governador Machava

Em Ilala, Eliseu Machava anunciou que nos últimos anos, a população do litoral da província graças ao cumprimento das orientações das estruturas governamentais de vários níveis tem vindo a alcançar melhores resultados  na produção agrícola  garantindo assim a auto- suficiência alimentar.

Queremos encorajar a nossa população para continuar produzir mais comida, se se recordarem há muito tempo não tínhamos comida suficiente. Nos últimos 4 anos a zona do litoral da província tem vindo a conseguir auto- suficiência alimentar. ”

Ainda em Ilala o Governador Machava, reuniu-se com líderes comunitários e velhos influentes locais. Para além desta tarefa visitou  dois mutuários de Fundo de Desenvolvimento Distrital vulgo 7 milhões  .

Trata-se de projetos pertencentes aos cidadãos Cachimo Faque que recebeu o valor de 110.200,00 mil meticais e Lázima Sarangue financiado com 50,00mil meticais, no ano 2010 todos desenvolvendo a venda de produtos da 1 ª necessidade.

Respondendo algumas questões ao governador os beneficiários disseram que têm como sonho melhorar as condições de habitação e comprar viaturas, contudo mostraram-se satisfeito, porque segundo eles a economia cresceu depois do empréstimo dos valores.

Entretanto, o governador apelou aos mesmos para ter um plano de atividade bem desenhado para o crescimento da economia e encorajou a devolver dentro dos prazos os valores emprestados para o beneficio de outros cidadãos .

A localidade de Ilala tem atualmente 3.867 habitantes de acordo com censo 2007 na sua maioria sobrevivente da agricultura tradicional. A mandioca e arroz são as a principais culturas da zona. A localidade de Ilala é composta por 4 aldeias sendo a própria Sede, Pequeué, Namaneco e Unidade.

 

Por : Amade Abubacar

Share.

Leave A Reply