DESTRUIDO REGISTOS E NORIADO: Governo procura recursos

0

O governo de Mossuril em Nampula, vai intervir num futuro breve, na reabilitação do edifício dos serviços distritais de registo civil e notariado, que foi destruído em 14 de Abril do ano passado, afirmou Nerina John, administradora do distrito falando numa entrevista acerca do sinistro.

Trata-se de uma conservatória que viu o seu teto a ser carregado pelo vento que também destruiu parcialmente o gabinete-diretor, a sala de casamentos e quarto de visitas, tragédia que origina a filtração da água apara dentro da instituição considerada o “Coração do Distrito”.

Segundo a condutora dos destinos deste distrito, Nerina John, disse que nesta primeira fase espera-se a conclusão das obras dos futuros serviços distritais de educação juventude e tecnologia para a transferi-la enquanto o atual edifício passara a funcionar como conservatória distrital esperando a reabilitação do danificado.

De acordo a dirigente, mesmo com estes arranjos não significa o fim da batalha que conforme a fonte, já está estruturado um plano interno para a construção de uma infra-estrutura definitiva de registo civil mas apenas falta a sua aprovação no conselho consultivo distrital.

Por seu turno, o director e conservador distrital Júlio José Mavira, reconhece haver esforços por parte do governo local no inverno da preocupação, que em suas palavras o registo civil e notariado é o onde estão conservados todos documentos antes e depois de 1931, facto que a nossa equipe de reportagem certificou alguns documentos dos períodos remotos.
Em forma de lamentação, Júlio José Mavira, disse que a penetração da água das chuvas vem criando danos dos documentos e instabilidade no funcionamento normal dos trabalhos mas ainda aguarda o apoio do governo distrital.

POR: JOAQUIM SAUDE

Share.

Leave A Reply