PONTE SOBRE RIO MONAPO: Uma Dor de cabeças para a população de lunga

0

A falta da Ponte sobre o rio Monapo, para quem vai ao posto administrativo de Lunga, continua a ser bicho-de-sete-cabeças para a população daquela região considerada celeiro dos distritos da Ilha de Moçambique, Mossuril e Monapo, no este da Província de Nampula.
Neste momento por exemplo, o trafego de viaturas para aquela zona, está condicionado pela via alternativa de mais de 100 quilómetros passando pela estrada Monapo-Mogincual, e opta-se pela curva da região mais conhecida por Ciapra rumo a localidade de Maualo, o que na verdade poder-se-ia percorrer apenas 30km.
No mês de Janeiro, de acordo alguns entrevistados, a travessia de motociclistas chegou a custar aproximadamente mil meticais e os peões simples eram cobrados 250 meticais por pessoa, devido o volume das águas do rio Monapo que gerou duas barreiras muito perigosas. É aqui, onde os proprietários de pequenos barcos aproveitavam-se dos centavos dos utilizadores daquele percurso.
Anualmente, o caudal do rio Monapo corta prioridade na circulação de bens e troca de produtos entre os camponeses das duas margens, por causa da fúria das águas que geralmente tem levantado a movimentação de crocodilos, colocando assim em risco a vida das populações. Embora desesperados, os habitantes de lunga apresentam esta preocupação de forma consistente até prova contrária. E no dia 15 do mês em curso, o esposo da governadora de Nampula, Luís de Oliveira, não escapou deste problema.

Share.

Leave A Reply