NO DISTRITO DE MOSSURIL EM NAMPULA CABRITOS VADIOS AMEAÇAM PRODUTORES

0

Calisto Constantino

A falta de responsabilidade de alguns criadores de gado caprino, na localidade de Muaualo, posto Administrativo de Lunga, Distrito de Mossuril, em Nampula, está colocar em causa, a presente campanha agrícola 2012/2013. A preocupação tornou-se pública num comício popular orientado há dias, pela administradora desta parcela da Província, Nerina Bustani.
Para além das machambas inundadas e 300 casas destruídas em consequência das chuvas irregulares que afectaram a região em janeiro último, assunto chave do encontro, a acção dos cabritos foi igualmente colocado em debate pelos camponeses, para junto a administradora do distrito procurar-se uma solução imediata que não possa influenciar negativamente a produção e produtividade da presente campanha.
Em resposta, Nerina Bustani, instou aos presentes sobretudo os criadores dos animais em causa, de modo a procurar alternativas de sanar este problema. A título de exemplo, aquela chefe Distrital apontou a construção de curais, como sendo formas viáveis de evitar situações de vandalização das culturas ora semeadas.
Outrossim, Nerina, adiantou que em casos de não de alguns não manter controlados os seus cabritos poderá ser colhido e entregue no curral comunitário, onde o proprietário passara a levantar acompanhado por uma multa de 40 meticais por dia. Caso contrario, o animal será abatido e a carne distribuída para os doentes nas unidades sanitárias ou nos estabelecimentos correcionais, vulgo cadeia.

Share.

Leave A Reply