Báruè celebra o dia dos acordos de Lusaka

0

Por: JOHN CHEKWA

8 de Setembro de 2009

Dia 7 de Setembro de 1974, foi uma  data onde foram assinados os acordos de Lusaka. A luta já tinha durado muitos anos e tinha custado ao povo Moçambicano muitas vidas e muitos sacrifícios,  esta data é  celebrada anualmente em todo pais. Em Báruè este ano houve uma   grande participação, dos jovens, antigos combatentes, estudantes, membros do governo, e partidos políticos.

O major da reserva, residente na Vila de Catandica, Vasco Parfini disse que,  o dia 7 é especial para todos os Moçambicanos porque com os  acordos de Lusaka o pais ganhou  a liberdade, confiança e coragem para o povo.

Um dos combatentes da luta de Libertação Nacional, disse que  existia ‘O Xibalo’ no sistema colonial  onde os Mocambicanos   trabalhavam para os colonialistas de graça e sem nenhum investimento, mas a  sofrer punições severas onde eram   batidos, mal tratados e por vezes mortos.

Os antigos combatentes de libertação apresentaram uma mensagem onde disseram que esta data é celebrada em todo pais. Ainda estes endereçaram  uma calorosa saudação ao presidente da Republica Armando Guebuza.

O Presidente do Conselho Municipal da Vila de Catandica, Eusebio Lambo, disse que  o dia 7 de Setembro é uma data onde os moçambicanos conseguiram expulsar os colonialistas através de assinaturas do acordo de Lusaka. Lambo ainda acrescentou que os Moçambicanos tem grande empresa que é a terra para  a luta contra a pobreza .

Na intervenção do Administrador de Báruè, Luís Chimoio, disse que esta data é revolucionária para a vitoria dos Moçambicanos. Chimoio recordou a população sobre o grande herói inesquecível de Báruè , Macombe   que lutou muito contra o colonialismo.

Chimioi ainda disse que esta data deve ser conservada e  respeitada por todos Moçambicanos, que estes continuem sendo livres  e combatem  a pobreza. Finalmente Chimoio apelou a todos de Báruè  e os partidos políticos  para tratarem  a campanha eleitoral  de forma  festiva, esta  que terá iniciou no dia 13 deste mês e vai durar 45 dias.

Share.

Leave A Reply