25 de Setembro

0

Por ocasiao das festividades do dia das FORÇAS ARMADAS DE MOÇAMBIQUE, 25 de Setembro,saimos a rua,no municipio de Cuamba,para auscultar a comunidade sobre os resultados alcançados pelo povo mocambicano ao desencadear a luta armada de libertaçao nacional, em 1964.

Os entrevistados apontam a conquista da  independencia nacional, como grande ganho por que a apartir desta, hoje temos no pais escolas,hospitais,agua,emprego,estradas e dentre varias infrastrutura que o povo moçambicano nao tinha acesso durante a dominaçao colonial.Um cidadao desmobilizado da guerra de  libertaçao Nacional que pediu por anonimado,disse estar desapontado com o comportamento de alguns chefes que anualmente mandam os desmobizados tratarem documentos prometendo da subsidios o que nao eh verdade  e acabam gastando o pouco dinheiro que conseguem  para nao receber nada  finalmente.

Alguns estudantes contactados para depoimento em vota desta festa,recusaram falar algo sobre a data,ao afirmarem que nao conhecem a histaoria de moçambique porque segundo eles,o curso que seguem na escola,nao permite o dominio da materia.

Com este tipo de justificaçao entendemos que os alunos nao tem cultura de leitura porque este conhecimento hoje, pode se conseguir nas bibliotecas,na internet e  poque nao nas igrejas. Alias,os pais deviam ter habito de partilhar conhecimentos com os filhos em casa.

Fonte: Herminio Rodrigues, CMC Cuamba, 25/09/2012

Share.

Leave A Reply