EM MORRUMBALA RITOS DE INICIAÇÃO PODEM COMPROMETER SUCESSO ESCOLAR

0

Por Caetano Alberto

22 de Agosto de 2012

No distrito de Morrumbala, ritos de iniciação incentivam abandono de alunos no banco de escola, um fenómeno que pode comprometer as previsões do sector de educação que definiu 2012 ano pedagógico.

 

A partir dos meses de Junho á Setembro de cada ano o sector de educação neste ponto da província da Zambézia tem se deparado com ausência de alunos com destaque para os que frequentam o ensino primário do segundo grau.

Na origem do abandono está as cerimónias tradicionais, vulgo ritos de iniciação.

A zona de influência pedagógica numero 17, Zaura, no posto administrativo de Chire é exemplo disso.

José Joaquim, coordenador da ZIP disse que maior parte de desistência que se verifica naquela região tem como motivação os ritos.

Joaquim, explicou que a maior preocupação residente no facto de a rapariga depois de submetida a esta cerimónia é forçada a casar.

Refira-se que o Ministério de Educação reconhece ritos de iniciação como um fenómeno importante na transmissão de conhecimentos e valores culturais a nova geração.

Por isso, Inocêncio de Jesus Maria, director distrital de Educação disse não estar a favor do banimento desta prática, mas apelou os pais e encarregado de educação a mandar seus filhos nos ritos no período de interrupção de aulas.

 

VERSÃO DOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

Pais e encarregado de educção entrevistados aproposito da preocupação do sector de educação face as desistÊncia de seus filhos devido aos ritos de iniciação, defendem que apartir do mes de junho até setembro é o periodo em que conseguem angariar valores monetarios para o efeito.

Apesar de reconhecerem que a situação dificulta a participação dos seus filhos no processo de ensino e aprendizagem afirmam ser dificil programar as cerimonias para o periodo de férias, porque conscidem enquanto nao tem dinheiro.

No distrito de Morrumbala na Zambezia os ritos de iniciação femenino e masculino chegam a durar mais de trinta dias.

 

Share.

Leave A Reply