FORCOM participa na resolução de conflitos internas da Rádio Comunitária Macequece na província de Manica

0

29 de Maio de 2012 Por: John Chekwa

O Fórum Nacional das Rádios Comunitárias de Moçambique (FORCOM) participou na resolução de conflitos internas da Rádio Comunitária Macequece na província de Manica.
Trata – se de conflitos entre a direcção, fazedores e membros fundadoras desta associação afectando o direito à informação publica aos ouvintes residentes da cidade de Manica na província de mesmo nome. Numa assembleia-geral da associação da Rádio Macequece realizada no dia 26 de Maio de 2012 na cidade de Manica, cerca de 38 membros e fazedores da desta associação acusam a sua direcção casos de corrupção, burla, desvio dos bens matérias e financeiro desta associação para fins pessoais. Infelizmente não foi possível para ouvir na parte dos acusados, todos ausentaram sem justificativos nesta assembleia trata – se da Senhora Coordenadora, o Financeiro, o Presidente de Comité de Gestão e o Presidente do Conselho Fiscal. Também não foi apresentado a prestação de contas dos anos anteriores (relatórios narrativos e financeiros).
Nesta Assembleia Geral Extraordinária Eleitoral houve desmandos pelo Presidente do Conselho Municipal da Vila de Manica que queria paralisar a realização deste evento. De facto houve uma ameaça via telefónica obrigar o presidente eleito da mesa, Solomone Dias, para abandonar esta assembleia o mais cedo possível. Solomone Dias respondeu numa voz alta bloqueando o andamento da assembleia da Rádio Macequece. Esta acção afectou bastante o andamento dos trabalhos, chocando todos presentes e o cidadão Dias chegou de abandonar a mesa de voto.
Os participantes começaram a cantar uma canção em língua local “taramba wadzoka shure” que significa não queremos os que voltam para atrás.
Por seu turno o presidente do FORCOM, João Jerónimo encorajou os membros fundadores e os participantes para continuar com a assembleia dizendo que, “quem resolve os problemas da associação são os próprios membros da associação e não os políticos.”
Finalmente, o presidente do Fórum Nacional das Rádios Comunitários, valorizou o papel das Rádios Comunitárias e disse que com esta assembleia espera – se uma rádio sustentável com melhor funcionamento e com a participação activa de todos para o bem-estar da comunidade

Share.

Leave A Reply