Enquanto a campanha eleitoral decorre: MUNICIPES CLAMAM POR UM CUAMBA CADA VEZ MAIS MELHOR

0

Por: Zito Tarieque (Jornalista da Radio Comunitária)
Residentes da autarquia de Cuamba, Província de Niassa, entrevistados pela nossa equipa de reportagem em relação ao que tem que ser feito depois de ser conhecido o vencedor das eleições intercalares marcadas para 7 de Dezembro de 2011, apontaram diferentes áreas como é o caso de limpeza da cidade, melhoria no abastecimento de água, asfalto das fias  de acesso assim como iluminação das mesmas no sentido de evitar a criminalidade, massificar o desporto (futebol em particular), entre outros, como assuntos que tem de ser levados a peito para o bem estar da cidade e do próprio munícipe.
Em diferentes pontos da cidade, encontramos munícipes que deram as suas opiniões, recomendando ao próximo Presidente do Conselho Municipal de Cuamba que será conhecido depois do dia 7 de Dezembro do ano em curso. A questão é: O que é que gostaria que o candidato vencedor fizesse nos próximos dias para o desenvolvimento do Município?

Arsone:
-Primeiro gostaria que o vencedor verificasse a poeira na cidade e asfaltasse logo as vias de acesso. Outra coisa que se verifica é o lixo que está cheio na cidade e não só, devem ser construídas latrinas nas ruas para evitar o fecalismo ao céu aberto, não se esquecendo do desporto na cidade que está vivendo momentos de carência, pelo que, sugeria que se reabilitassem e se vedassem os campos de futebol.

Juvêncio:
-Primeira coisa que estou a ver é sobre a expansão da energia nos bairros, por exemplo, a zona da massaniqueira para os trânsitos fica muito escuro, o que é perigoso. Outra coisa é asfaltagem, as ruas da cidade precisam.
Armando Elísio Viegas:
-Eu opinava que o candidato vencedor prestasse atenção nos muros, casas até alguns prédios que estão com pinturas dos anos 80 sem nenhuma reabilitação, são essas coisas que precisam de melhorar. O sistema de abastecimento de água, é uma das situações que preocupa os munícipes de Cuamba.

Miguel Felismino:
-Algumas partes que merecem uma mão são o melhoramento no abastecimento de água, organização de vias de acesso e recolha de lixo. Esses são os pontos mais importantes que o vencedor das eleições tem de resolver para os munícipes.

Anonimato:
-Primeiro tem que começar com água no caso de canalização, tem muitos bairros que não tem água, se formos a falar do Bairro de Muttora quase que não tem, as pessoas saem as 4 horas a procura. Por exemplo no Bairro Muela que é onde eu resido, as pessoas tem torneiras nos quintais mas a água sai apenas uma semana e por longo tempo não sai até que elas ficam secas. O que adianta pôr torneiras nos quintais, se não água? Outro passo tem haver com os arruamentos, pelo menos tapar os buracos, porque se falarmos de alcatrão, isso é sonhar alto. Outro assunto é de casa mortuária, temos morgue que trouxeram no ano passado se a memoria não me falha, tenho certeza que as formigas tomaram conta da mesma, o que vê-se é que coberta de capim. Vamos dizer que assim está a ser conservada?
De salientar que os mesmos entrevistados deixaram apelos no sentido dos manifestantes que apoiam os seus candidatos, terem um espírito de tolerância nas acções que possam provocar desmandos na cidade durante a campanha eleitoral.
No município de Cuamba, concorrem a Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) com Vicente da Costa Lourenço na candidatura e Movimento Democrático de Moçambique (MDM) com Maria Moreno.

Share.

Leave A Reply