Descanse em paz Prof. Dr. Eng. Venâncio Benedita Massingue

0

Foram a enterrar esta manhã, em Chibuto-Gaza, os restos mortais do Prof. Dr. Eng. Venâncio Massingue, Antigo Vice-Reitor da UEM e antigo Ministro da Ciência e Tecnologia.
O velório teve lugar ontem no Centro Cultural Universitário da UEM, e contou com a presença do presidente da República Filipe Nyusi bem como os ex-estadistas Joaquim Chissano e Armando Guebuza, primeiro-ministro-Carlos Agostinho do Rosário, o Reitor da UEM Prof. Dr Orlando Quilambo, amigos familiares entre outros admiradores de um dos propulsores das TIC em Moçambique.
Venâncio Massingue nasceu em 1960 no distrito de Chibuto, Província de Gaza. Em 1982, ele se qualificou como técnico de engenharia eletrônica e elétrica. De 1987 a 1992, estudou para o grau de Licenciatura em engenharia eletromecânica na UEM. Fez o Doutoramento em Administração e Controle em Aplicação de Tecnologia da Informação e Comunicação pela Universidade Tecnológica de Delft, nos Países Baixos.
De 1996 a 1998, dirigiu o desenvolvimento da Estratégia de TIC e Estratégia de TIC de Moçambique, que mais tarde foi aprovada pelo Gabinete em 2000 e 2002 respectivamente. Trabalhou em vários comités nacionais e internacionais relacionados com as TIC, incluindo o Comité Consultivo Técnico Africano da Iniciativa Africana da Sociedade da Informação da UNECA e o Programa Intergovernamental de Informática da UNESCO.
De 1997 a 2005, Venâncio Massingue exerceu a função de Vice-Reitor de Administração e Recursos e Tecnologias de Informação e Comunicação da UEM. Como Diretor do CIUEM, Venâncio Massingue foi um dos principais intervenientes na transposição da Internet para Moçambique e no desenvolvimento do CIUEM como centro de especialização para os programas de cooperação Sul-Sul.
O Prof. Dr. Venâncio Massingue publicou uma série de artigos e publicações no domínio das TIC’s para instituições e organizações nacionais, regionais e internacionais. Venâncio Massingue morreu no passado sábado, 10 de Fevereiro vítima de doença, na África do Sul. Venâncio Massingue perdeu a vida vítima de doença na vizinha África do Sul.

Share.

Leave A Reply