HANDICAP Internacional apela a comunidade em geral para não descriminar as pessoas com deficiência

1

Por:John Chekwa

O Assessor da HANDICAP Internacional, Rui Maquene apela a comunidade em geral para não descriminar as pessoas com deficiência. Maquene definiu que a deficiência é um algo que vive com a sociedade. “Ser diferente é ser normal” comentou o assessor.

Rui Maquene, criticou duramente a questão da rotulagem das pessoas com deficiências. O nosso interlocutor disse que estes nomes são usados do Ruvumo ao Maputo  e de Índigo ao Zumbo  pela sociedade e são apenas adjectivos criados para descriminarem os outros e estes trazem estigma e exclusão social. Tendo também testemunhado que é vitima destes estigmas desde a sua infância.

Eis alguns dos rótulos: Xilema, Xigono Ximeme, Bofu, Txilimo, Meçara  que geralmente as comunidades Moçambicanas usam. Maquene também encoraja as Rádios Comunitárias à produzirem programas educativos de modelo social. “Eu e tu não há diferença” foi um exemplo de slogan que pode ser usado nestes programas radiofónicos, adiantou o assessor do HANDICAP.

Estas afirmações foram feitas na formação dos formadores das Rádios Comunitárias que está decorrendo nas instalações do FORCOM desde o dia 25 de Fevereiro e terminará no dia 7 de próximo mês.

Publicada por John Chekwa à(s) 23:43,27/02/2013

Share.

1 Comment

  1. Ola meu caro
    Pelos vistos a materia foi muito bem comprendida.na verdade e de acordo com a definicacao da deficiencia no modelo socila, esta resulta da inteiracao entre a pessoa com deficiencia e o ambiente onde este se encontra. quanto mais o ambiente for favoravel maior sera a oportunidade de reducao de todo conjunto de incapacidades que o individuo tem como consequencia da sua deficiencia. pelo que combate o estigma,preconceitos, mitos, estereotipos,pode ser esta uma alavanca para iliminacao de barreiras de ordem atitudinal. construir edificios acessiveis com rampadas, elevadores falantes, portas na dimensao do desenho universal, pode este um factor facilitador na medida em que contribuira para a reducao das barreiras arquitetonicas, possuir e ter o dominio de lingua de sinais, conhcer o verbo do braile, montar equipamentos de comunicacao com um soft war de voz, conhecer e praticar habilidades de uma comunicacao sadia, entao sao estes tambem conjunto de factores a serem considerados como agentes facilitadores na luta contra todas as barreiras de comunicacao. meu amigo podemos concluir que DEFICIENCIA+INCAPACIDADE+AGENTE FACILITADOR= A PARTICIPACAO SOCILA e enquanto que DEFICIENCIA+INCAPACIDADE+OBSTACULOS= A IMPEDIMENTO…..que bom lembrar da aula nem…um grande abraco a todos os leitores desta pagina. é possivel sim um mundo inclusivo onde todos nao tememos a diferenca.
    Rui Maquene
    Assessor da Area da Deficiencia
    Handicap international
    Maputo

Leave A Reply