Namanhumbir distrito de Montepuez já tem rádio comunitária a funcionar.

0

MRM inaugura Rádio Comunitária de Namanhumbir garantindo a tão desejada comunicação local

NAMANHUMBIR, 02 DE MAIO 2022

No sábado, dia 30 de Abril de 2022, a Montepuez Ruby Mining (MRM) inaugurou a Rádio Comunitária de Namanhumbir, no distrito de Montepuez, na província de Cabo Delgado, financiada pela mineradora como parte do seu programa de responsabilidade social nas zonas circunvizinhas da sua área operacional.

A construção e equipamento da Rádio Comunitária de Namanhumbir marca uma nova era no desenvolvimento das comunicações no Posto Administrativo de Namanhumbir e elimina o problema da falta de sinal de rádio na região, o que limitava o acesso à informação pelas famílias.

O investimento para a realização do projecto é de aproximadamente nove (9) milhões de meticais. Além da construção e equipamento da estação de rádio, a MRM vai financiar as actividades da mesma por dois anos, com um custo anual de um (1) milhão, o que totaliza um contributo de 11 milhões de meticais.

“Financiando a construção deste centro de transmissão, a MRM objectiva continuar a apoiar o desenvolvimento comunitário, dando as famílias acesso à informações importantes. Desde o arranque das nossas operações, sempre quisemos fazer com que os ganhos dos leilões sirvam os interesses de Moçambique e dos moçambicanos, especialmente os das comunidades residentes no Posto Administrativo de Namanhumbir, onde se localiza a nossa área de concessão”, disse Samora Machel Júnior, Presidente do Conselho de Administração (PCA) da MRM.

“A Rádio Comunitária canaliza informações importantes, aumenta o nível de sensibilização, eleva a interação governo-população e providencia uma plataforma segura para as comunidades expressarem as suas inquietações. É nosso desejo que a estação seja uma verdadeira rádio comunitária, servindo os interesses das famílias locais e melhorando as vidas dos moradores das comunidades,” acrescentou o PCA da MRM.

Por sua vez, Isaura Máquina, Administradora do Distrito de Montepuez, enalteceu os feitos da Montepuez Ruby Mining, em prol do desenvolvimento das comunidades, em Namanhumbir e apelou: “Esperamos que a rádio seja um espaço para desenhar e partilhar planos de desenvolvimento do Posto Administrativo de Namanhumbir, uma rádio que constitua uma verdadeira escola e seja um espaço de ensinamento de valores socioculturais, preservação da nossa identidade, das nossas crenças, hábitos e costumes”. Disse ainda que esta estação emissora deve servir como “Um espaço de transmissão de boas práticas de convivência, de discussão dos problemas de casamentos prematuros, violação de menores, abandono da Escola, garimpo ilegal e combate a criminalidade – consequente da actividade de garimpo ilegal”.

Todos os residentes do Posto Administrativo de Namanhumbir, que estejam num raio de 70km, podem ouvir em frequência modulada (FM) a estação 94.1 FM.

Ao mesmo tempo que providencia o acesso à informação, a estação de rádio cria novos postos de trabalho. A entrada em funcionamento da Rádio Comunitária de Namanhumbir gerou 13 novos empregos, em colaboração com a Associação Moçambicana para a Educação Comunitária (AMEC), sediada em Montepuez.

Esta inauguração acontece depois de, a 7 de Maio de 2021, a MRM ter lançado a primeira pedra para a construção da Rádio.

Share.

Leave A Reply