EM MACOMIA, MAIOR PARTE DE OFICINAS DE MOTORIZADAS SÃO DE MATERIAL PRECÁRIO.

0

É uma realidade. Maior parte, se não todas as oficinas de reparação e manutenção de motorizadas na vila de Macomia, em Cabo Delgado, são de material precário, apesar dos movimentos diários que os mecânicos registam.
Trata-se duma situação que se regista a longos anos, que até já começa levantar debates incluíndo nas redes socias, onde maior parte dos comentários apelam aos mecânicos de motociclos para a necessidade de melhorarem os seus locais de trabalho.
Para enteirar-se do facto, a conversa foi com um mecanico de motos a cerca de 10 anos e que preferiu anonimato, justificou que da actividade ganha-se pouco do que as pessoas imaginam. Segundo ele, a coleta diaria apenas serve para as necessidades diárias da familia.
Outro factor por ele, apontando é o custo das chaves usadas na reparação, que alem de ser elevado, não são duradouros, o que acarreta muitos custos.
No entanto, Sadique Durão, outro mecanico de motorizadas na vila de Macomia, há cinco anos, também afirmou que os rendimentos sao baixos e as necessidades aumentam cada dia, embora admita haver falta de hábito de poupança por parte da classe.
Sadique Durão, afirma igualmente que o preço de chaves no mercado local esta carro e argumenta que nem todas motorizadas são cobradas, porque algumas delas sao de amigos, familiares e conhecidos.
Por sua vez, Sumail Camilo, reparador de motos a 4 anos, também afirma que os rendimentos são baixos, mas a falta de cultura de poupança contribui para que as oficias mantem assim como estão hoje. Sumail acredita que a vida está apertada, mas isso não pode ser motivo para os mecânicos não melhorarem os seus postos de trabalho.
A renda diária dos mecânicos de motorizadas varia de 200 à 1000 meticais.

Share.

Leave A Reply